Força de preensão manual e qualidade de vida em pessoas idosas prticantes de exercícios do método Pilates: um estudo transversal
Resumo
Este estudo transversal teve o objetivo de avaliar a qualidade de vida e força de preensão manual em 71 pessoas idosas que praticam exercícios do Método Pilates. Foi utilizado o WHOQOL-Bref, o WHOQOL-Old e o teste de preensão manual com dinamômetro. Os dados foram analisados pelo teste de Kolmogorov-Smirnov, coeficientes de assimetria e curtose, procedimento de bootstrap, correlação de Pearson e teste t (p<0,05). Não foram encontradas correlações significativas (p > 0,05) entre a força de preensão manual e os domínios e facetas da qualidade de vida. No entanto, foram encontradas correlações positivas e importantes (p < 0,05) entre os domínios e facetas da qualidade de vida. Não foi encontrada diferença significativa (p > 0,05) na comparação dos domínios e facetas da qualidade de vida entre idosos praticantes de Pilates com base no grau de força de preensão manual. Embora a força de preensão manual não tenha mostrado correlações significativas com os vários domínios e facetas da qualidade de vida em pessoas idosas que praticam Pilates, foram observadas associações positivas entre esses diferentes aspectos.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Colevate et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.