Um programa de treinamento de voleibol de 10 semanas gerado por Modelo de Linguagem em Larga Escala (LLM) versus produzido por humanos sobre o desempenho de salto de atletas universtiários de voleibol
Resumo
O estudo comparou a eficácia de programas de treinamento de voleibol gerados por IA e por humanos na melhoria do desempenho de salto vertical e horizontal entre 43 atletas-estudantes. Os participantes foram divididos em um grupo de treinamento de voleibol gerado por IA (23 participantes) e um grupo de treinamento feito por humanos (20 participantes), cada um seguindo um programa de 10 semanas, com três sessões por semana. Os desempenhos de salto vertical e horizontal foram medidos antes e depois dos programas de treinamento usando testes de salto vertical e em distância. Testes t pareados foram usados para comparações dentro do grupo, e testes t independentes analisaram as diferenças pós-teste. O programa gerado por IA melhorou os saltos verticais e horizontais unilaterais direitos, mas não afetou significativamente os saltos bilaterais ou unilaterais esquerdos. Atletas femininas mostraram melhorias nos saltos verticais bilaterais e unilaterais direitos. O programa feito por humanos melhorou os saltos verticais bilaterais e unilaterais direitos, especialmente em mulheres, mas não afetou significativamente o desempenho do salto horizontal. O estudo concluiu que os programas gerados por IA têm potencial, mas ainda não são um substituto para programas de treinamento projetados profissionalmente. Recomenda-se mais pesquisas para expandir o estudo e incluir habilidades específicas do voleibol.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Pajo et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.