Um programa de treinamento de voleibol de 10 semanas gerado por Modelo de Linguagem em Larga Escala (LLM) versus produzido por humanos sobre o desempenho de salto de atletas universtiários de voleibol

Palavras-chave: Inteligência Artificial, LLM, Performance de salto, Voleibol

Resumo

O estudo comparou a eficácia de programas de treinamento de voleibol gerados por IA e por humanos na melhoria do desempenho de salto vertical e horizontal entre 43 atletas-estudantes. Os participantes foram divididos em um grupo de treinamento de voleibol gerado por IA (23 participantes) e um grupo de treinamento feito por humanos (20 participantes), cada um seguindo um programa de 10 semanas, com três sessões por semana. Os desempenhos de salto vertical e horizontal foram medidos antes e depois dos programas de treinamento usando testes de salto vertical e em distância. Testes t pareados foram usados ​​para comparações dentro do grupo, e testes t independentes analisaram as diferenças pós-teste. O programa gerado por IA melhorou os saltos verticais e horizontais unilaterais direitos, mas não afetou significativamente os saltos bilaterais ou unilaterais esquerdos. Atletas femininas mostraram melhorias nos saltos verticais bilaterais e unilaterais direitos. O programa feito por humanos melhorou os saltos verticais bilaterais e unilaterais direitos, especialmente em mulheres, mas não afetou significativamente o desempenho do salto horizontal. O estudo concluiu que os programas gerados por IA têm potencial, mas ainda não são um substituto para programas de treinamento projetados profissionalmente. Recomenda-se mais pesquisas para expandir o estudo e incluir habilidades específicas do voleibol.

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Publicado
2025-04-16
Como Citar
1.
Pajo LS, Rabuya R, Andacao A, Tuano AMS, Lobo J. Um programa de treinamento de voleibol de 10 semanas gerado por Modelo de Linguagem em Larga Escala (LLM) versus produzido por humanos sobre o desempenho de salto de atletas universtiários de voleibol. JPhysEduc [Internet]. 16º de abril de 2025 [citado 5º de setembro de 2025];36(1):e-3611. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/73019
Seção
Artigos Originais