Fatores associados à percepção das principais barreiras para a prática de atividade física no lazer de universitários de uma instituição de Minas Gerais

Palavras-chave: Estudante universitário, Atividade física, Comportamentos sedentários

Resumo

As barreiras para a prática de atividade física (AF) referem-se às dificuldades subjetivas que podem impedir ou desencorajar a adoção desse comportamento. O objetivo foi estimar a prevalência e os fatores associados às barreiras percebidas para a prática de AF no lazer em universitários de uma universidade do estado de Minas Gerais. Realizou-se um estudo transversal com uma amostra composta por 994 participantes. A variável dependente foram as barreiras para AF no lazer. As variáveis independentes consideraram as características sociodemográficas, de vínculo com a universidade, biológica, comportamentais e perceptivas. A estimativa de associação foi realizada via cálculo do Odds Ratio (OR). O nível de significância estatística foi fixado em 5% (p<0,05). A barreira relacionada aos aspectos pessoais foi a mais frequente, com uma prevalência de 48%. Observou-se menores chances de perceber as barreiras dos recursos/oportunidades entre os homens e entre aqueles com sono apropriado, houve menores chances de percepção das barreiras pessoais e situacionais. Os universitários com percepção positiva de saúde e do estresse apresentaram menores chances de perceber barreiras. Considerar os fatores pessoais nas estratégias de intervenções pode ser fundamental para minimizar as barreiras à prática de AF no lazer entre estudantes universitários.

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Publicado
2025-09-15
Como Citar
1.
Farias GS, Sousa TF de, Santos ALR, Barros GR, Santos A de J, Figueira Junior A. Fatores associados à percepção das principais barreiras para a prática de atividade física no lazer de universitários de uma instituição de Minas Gerais. JPhysEduc [Internet]. 15º de setembro de 2025 [citado 10º de outubro de 2025];36(1):e-3649. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/73312
Seção
Artigos Originais