Efeitos de um programa de basquete de 18 semanas sobre o desempenho físico de estudantes do sexo feminino: uma abordagem baseada no programa de basquete modelo clube (BPCM)

Palavras-chave: Educação física, Programa de basquetebol, Melhoria do condicionamento físico, Estudantes do sexo feminino

Resumo

Introdução: Programas inovadores de educação física são cruciais para atender às necessidades de condicionamento físico dos alunos e explorar novas metodologias de treinamento. Este estudo investigou a eficácia de um programa de basquete estruturado em clube nos resultados de condicionamento físico em estudantes universitárias do sexo feminino em comparação com as aulas tradicionais de educação física. Métodos: Sessenta e uma estudantes saudáveis da Universidade de An Giang-Universidade Nacional do Vietnã-Cidade de Ho Chi Minh foram aleatoriamente designadas para um grupo experimental participando de um Programa de Basquete Modelo Clube de 18 semanas ou um grupo de controle continuando o curso regular de educação física. Cinco testes físicos avaliaram os resultados: abdominais em 30 segundos, corrida de 30 metros, corrida de vai e vem de 4 x 10 metros, salto em distância e uma corrida de 5 minutos para velocidade aeróbica máxima. Resultados: O grupo experimental demonstrou melhorias significativas em velocidade (aumento de 6,13%), agilidade e VAM (aumento de 23,56%) em comparação com o grupo de controle. O grupo de controle mostrou melhora mínima, com um aumento de 1,88% na velocidade e um aumento de 6,84% na VAM. Não foram observadas diferenças significativas entre os grupos para explosão de membros inferiores ou força do core. Discussão: O PBCM provou ser mais eficaz do que a educação física tradicional em aprimorar parâmetros específicos de condicionamento físico, sugerindo que o formato de clube pode fornecer um ambiente mais envolvente e motivador para o desenvolvimento do condicionamento físico. A falta de resultados significativos em explosão de membros inferiores e força do core justifica investigação adicional e possíveis modificações no programa. Conclusão: A implementação do PBCM é promissora para melhorar os níveis de condicionamento físico das alunas da Agu-VNU-HCM, promovendo uma experiência de educação física mais envolvente e aumentando a satisfação das alunas. Pesquisas futuras devem explorar os efeitos de longo prazo do programa e o potencial de adaptação em diversas populações estudantis.

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Publicado
2025-04-28
Como Citar
1.
Diu HM, Thuc DC. Efeitos de um programa de basquete de 18 semanas sobre o desempenho físico de estudantes do sexo feminino: uma abordagem baseada no programa de basquete modelo clube (BPCM). JPhysEduc [Internet]. 28º de abril de 2025 [citado 5º de setembro de 2025];36(1):e-3613. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/73326
Seção
Artigos Originais