Integração da cibercultura nos cursos de educação física das universidades federais do Nordeste do Brasil

Palavras-chave: Cibercultura, Universidades, Educação física, Docentes

Resumo

O objetivo foi analisar a integração da cibercultura na formação de professores e profissionais dos cursos de Educação Física nas Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com dez questões e aplicada com nove professores das universidades utilizando o Google Meet em 2020. Os áudios das entrevistas foram transcritos e analisados usando a metodologia de análise de conteúdo, com apoio do ChatGPT para segmentação, categorização e interpretação descritiva dos dados. Os resultados indicaram a incorporação crescente de tecnologias digitais, como plataformas virtuais e ferramentas avançadas pelos professores universitários. Contudo, surgiram desafios significativos, como resistência à adoção de novas tecnologias e falta de ações de formação continuada adequada para os professores. Percebeu-se que a integração da cibercultura é variada, com algumas práticas inovadoras observadas em ações individuais dos professores, mas com uma adoção abrangente ainda limitada. O estudo revelou um panorama misto da cibercultura na formação profissional em Educação Física, destacando a resistência à adoção de tecnologia e a necessidade de formação contínua como áreas críticas. Conclui-se que a colaboração entre professores e alunos é fundamental, com abordagens didáticas orientadas a projetos sendo uma solução promissora para a defasagem identificada.

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Publicado
2025-03-30
Como Citar
1.
Santos EL dos, Wanderley Júnior R de S, Soares AJG, Santos LER dos, Nascimento JH de A, Damascena CR, Santos TM, Menezes VG de. Integração da cibercultura nos cursos de educação física das universidades federais do Nordeste do Brasil. JPhysEduc [Internet]. 30º de março de 2025 [citado 5º de setembro de 2025];36(1):e-3607. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/73347
Seção
Artigos Originais