Deslocamento ativo para a escola: barreiras e facilitadores identificados nos discursos de crianças de uma rede pública de ensino
Resumo
Objetivo: Identificar barreiras e facilitadores para o deslocamento ativo para a escola, com base nos discursos de crianças da rede pública de ensino de uma capital no sul do Brasil. Métodos: Estudo descritivo e qualitativo realizado em Florianópolis, SC, entre maio e junho de 2023. Foram aplicados questionários sociodemográficos e grupos focais para explorar os relatos sobre o trajeto casa-escola. A análise dos dados foi feita por estatística descritiva e análise de discurso. Resultados: Participaram 24 escolares (58,3% meninas), com idades entre 9 e 12 anos, cursando o quinto ano do ensino fundamental. Quatro categorias de barreiras emergiram dos discursos: falta de infraestrutura para caminhar e andar de bicicleta, ausência de transporte público, fragilidade estética do bairro e falta de segurança. Entre os facilitadores, destacaram-se: interação social, benefícios para a saúde e presença de equipamentos sociais. Conclusão: Barreiras e facilitadores no trajeto casa-escola impactam o deslocamento ativo dos escolares da rede pública de Florianópolis. Melhorias no ambiente do bairro podem promover maior deslocamento ativo.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Cavalcanti et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.