Análise das práticas, transformação do habitus e processos reflexivos no campo da educação física
Resumo
Objetivou-se investigar o desenvolvimento de processos reflexivos na Educação Física como forma de identificar e transformar práticas e saberes desenvolvidos no e pelo trabalho. Para isso, realizou-se um conjunto de procedimentos no campo da Análise das Práticas, envolvendo acompanhamento e gravação de aulas, seleção de episódios, apresentação e análise dos processos por meio da técnica de Autoconfrontação Simples e transcrição dos dados para análise. Participaram do estudo seis professores de Educação Física do Estado de São Paulo. Os resultados foram divididos em duas categorias: 1) Desvelando o modus operandi: possibilidades de transformação do habitus a partir da variação de proposições e da percepção das ações, com três subcategorias; 2) A criação de estratagemas e a busca por formas de se reinventar ao longo da prática pedagógica, com duas subcategorias. Conclui-se que é fundamental tornar público os saberes circunscritos na prática, fomentando processos reflexivos para a compreensão e transformação do habitus no campo da formação e do desenvolvimento profissional na Educação Física.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Rufino et Souza Neto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.