Análise das práticas, transformação do habitus e processos reflexivos no campo da educação física

Palavras-chave: Formação Profissional, Escolaridade, Educação Física e Treinamento, Docentes, Desenvolvimento de Pessoal

Resumo

Objetivou-se investigar o desenvolvimento de processos reflexivos na Educação Física como forma de identificar e transformar práticas e saberes desenvolvidos no e pelo trabalho. Para isso, realizou-se um conjunto de procedimentos no campo da Análise das Práticas, envolvendo acompanhamento e gravação de aulas, seleção de episódios, apresentação e análise dos processos por meio da técnica de Autoconfrontação Simples e transcrição dos dados para análise. Participaram do estudo seis professores de Educação Física do Estado de São Paulo. Os resultados foram divididos em duas categorias: 1) Desvelando o modus operandi: possibilidades de transformação do habitus a partir da variação de proposições e da percepção das ações, com três subcategorias; 2) A criação de estratagemas e a busca por formas de se reinventar ao longo da prática pedagógica, com duas subcategorias. Conclui-se que é fundamental tornar público os saberes circunscritos na prática, fomentando processos reflexivos para a compreensão e transformação do habitus no campo da formação e do desenvolvimento profissional na Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2025-06-13
Como Citar
1.
Rufino LGB, Souza Neto S de. Análise das práticas, transformação do habitus e processos reflexivos no campo da educação física. JPhysEduc [Internet]. 13º de junho de 2025 [citado 5º de setembro de 2025];36(1):e-3624. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/74147
Seção
Artigos Originais