Gestão escolar participativa: uma metassíntese
Resumo
As pesquisas sobre gestão escolar concentram-se principalmente na teorização de nível macro sobre conceitos como liderança. Por isso, até o momento, há uma lacuna na área no que se refere à gestão escolar participativa. O presente artigo revisou sistematicamente estudos de caso qualitativos existentes sobre gestão escolar participativa publicados em periódicos revisados por pares. Uma busca eletrônica foi conduzida na base de dados da educação — Eric (Educational Resources Information Centre), compreendendo o período de 2001 até junho de 2022. Para atender a tal objetivo, a adoção de uma metassíntese de estudos de caso qualitativos foi empregada a fim de identificar possíveis relações de causa e efeito entre os construtos: liderança, gerenciamento das relações e administrativos. Os resultados apontam que a habilidade e disposição do diretor em fomentar o diálogo, bem como seu engajamento ativo na construção de relacionamentos dentro da comunidade escolar e seu papel de líder, são aspectos fundamentais. A referência teórica é baseada em autores como Libâneo, Lück e Paro. A pesquisa detectou que, inicialmente, o conceito de gestão escolar centrava-se apenas nos aspectos administrativos da função, contudo, este conceito vem se transformando ao longo do tempo, sendo abordado de forma mais ampliada contemplando os aspectos pedagógico, político e humano.
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