Formação inicial de professores em educação física: um estudo de caso sobre a Lei 20.903, diretrizes ministeriais e desafios curriculares

Palavras-chave: Chile, formação inicial docente, pedagogia da educação física, padrões, design curricular, garantia de qualidade

Resumo

Introdução: Este estudo investiga o impacto da Lei 20.903 e dos novos padrões nacionais na formação inicial de professores (FIP) em programas de educação física no Chile. O objetivo é analisar, a partir das perspectivas de formadores de professores, a influência dessas regulamentações no design curricular, na formação prática e na integração de padrões pedagógicos e disciplinares, bem como seus efeitos nos processos de garantia da qualidade. Método: Foi empregada uma abordagem qualitativa, utilizando grupos focais com formadores de professores em uma universidade da Região Metropolitana do Chile. Resultados: Os achados indicam que as regulamentações promoveram maior coerência no design curricular, mas também geraram tensões entre a padronização e a adaptação contextual. Tais tensões afetam a implementação de práticas pedagógicas e a qualidade dos programas de formação. Discussão: Destaca-se o desafio de equilibrar os padrões nacionais com as demandas locais, revelando dificuldades enfrentadas por formadores na adaptação às novas exigências. Conclusão: A pesquisa contribui para compreender os impactos das regulamentações nos programas de FIP, oferecendo insights para melhorar a qualidade da formação docente.

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Publicado
2025-09-16
Como Citar
1.
Villalobos MAM. Formação inicial de professores em educação física: um estudo de caso sobre a Lei 20.903, diretrizes ministeriais e desafios curriculares. JPhysEduc [Internet]. 16º de setembro de 2025 [citado 10º de outubro de 2025];36(1):e-3654. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/75125
Seção
Artigos Originais