Investigando a aptidão física de estudantes: uma análise multidimensional de métricas de teste de aptidão relacionados à saúde
Resumo
Este estudo teve como objetivo examinar o estado atual das avaliações de aptidão física relacionada à saúde em programas de educação física. Este estudo foi realizado com o objetivo geral de conduzir uma análise abrangente do panorama atual relativo às avaliações de aptidão física relacionada à saúde em programas de educação física. Este estudo utilizou o desenho de pesquisa quase-experimental, assim como os desenhos experimentais, visam testar hipóteses causais. Tanto os ensaios clínicos aleatorizados (ECR) como os desenhos quase-experimentais avaliam programas ou políticas como “intervenções”, avaliando até que ponto o tratamento – compreendendo os elementos do programa ou política – atinge os seus objectivos com base num conjunto de indicadores pré-determinados. Os dados apresentados exploram as correlações entre várias métricas fisiológicas e de desempenho pós-exercício entre uma amostra de 50 participantes. Correlações significativas nos níveis 0,05 e 0,01 (bicaudal) são destacadas. A idade mostra uma notável correlação positiva com o desempenho na primeira tentativa (r = 0,336, p < 0,05) e na segunda tentativa (r = 0,296, p < 0,05), indicando que os participantes mais velhos tendem a ter melhor desempenho nessas tentativas. Os dados sublinham as complexas inter-relações entre factores demográficos, composição corporal, respostas fisiológicas e avaliações de desempenho. Os programas masculinos demonstraram maior produção de altura em comparação com as mulheres e descobriu-se que a altura média se correlacionou negativamente com o IMC. A relação entre força muscular e resistência é forte. Embora mostre inconsistência na medição de RH. As associações entre a frequência cardíaca pré-exercício e a frequência cardíaca pós-exercício, e as correlações significativas de força muscular e resistência são bons exemplos para mostrar as ligações entre as diferentes medidas de desempenho físico.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Gula et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.