Efeitos do treinamento físico na cinética do eixo GH/IGF-I e as implicações no processo de crescimento de crianças e adolescentes
Resumo
Os componentes do eixo GH/IGF-I são constituídos por um grupo de fatores que impactam diretamente o crescimento. No entanto, alguns estudos têm indicado que os níveis desses componentes podem ser reduzidos em resposta às sessões de treinamento. Essa redução pode estar ligada a citocinas elevadas, que podem resultar de exercícios extenuantes. O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos do treinamento físico na cinética do eixo GH/IGF-I e as implicações no processo de crescimento de crianças e adolescentes. Uma busca em bases de dados eletrônicas foi conduzida e artigos de 1989 a 2023 foram incluídos. As concentrações de GH e IGF-I são significativamente elevadas durante a puberdade, especialmente durante o estirão de crescimento. No entanto, fatores como estado nutricional, composição corporal, concentração de hormônios e também a intensidade das sessões de treinamento físico podem influenciar a liberação de GH e IGF-I. O estudo conclui que o treinamento físico regular não afeta o crescimento de crianças e adolescentes, mas destaca a importância de compreender os papéis dos hormônios, das citocinas e do sistema muscular no exercício físico. Esse conhecimento é essencial para uma compreensão mais abrangente de como o corpo se adapta ao treinamento. As respostas hormonais podem ser valiosas para melhorar os ciclos de treinamento e monitorar a intensidade da carga, particularmente durante a puberdade.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Alipio et Tourinho Filho

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.