Efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade na ingestão alimentar, no tecido adiposo retroperitoneal e no perfil lipídico de ratos wistar: interações com a idade e a composição da dieta
Resumo
A relação entre dieta, exercício e saúde é amplamente estudada devido ao seu impacto no equilíbrio metabólico e na prevenção de doenças crônicas. Dietas ricas em gordura (como a HFD) estão ligadas à obesidade, enquanto o HIIT é conhecido por melhorar a composição corporal. A idade adiciona complexidade à resposta do organismo à dieta e ao exercício devido a mudanças fisiológicas ao longo do tempo. Este estudo teve como objetivo examinar os efeitos do HIIT no consumo de água e alimentos e nos perfis lipídicos em diferentes idades e dietas em ratos machos Wistar, alguns dos quais receberam uma HFD. Eles foram divididos em grupos sedentários e treinados, com avaliações semanais do consumo de água e alimentos. Após 8 semanas de HIIT, os animais foram eutanasiados, e amostras de sangue foram coletadas para análise lipídica, juntamente com amostras de fígado e gordura retroperitoneal. Animais idosos mostraram reduções significativas no consumo de alimentos durante o HIIT (p<0,0001), e embora a massa corporal tenha aumentado com a idade (p<0,0001), o HIIT reduziu a massa corporal e a gordura retroperitoneal em todas as dietas (p<0,0001). O HIIT também reduziu o colesterol total e os triglicerídeos mais efetivamente em animais adultos e de meia-idade (p<0,0001). Esses achados destacam a importância de considerar a idade nos projetos experimentais, especialmente ao incorporar exercícios intensos como o HIIT.
Downloads
Metrics
Copyright (c) 2025 Jimenes et al.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
•Os autores detém os direitos autorais, permitindo citações de seu conteúdo em outros veículos de informações científicas e técnicas.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.