Sentado ou em pé: efeitos na atenção sustentada de alunos com privação de sono

Palavras-chave: Privação de sono, Tarefa de vigilância psicomotora, Dupla tarefa, Desempenho, Postura

Resumo

Introdução: Durante a privação de sono, a atenção sustentada é impactada pela pressão homeostática para dormir e pelo número de tarefas. Objetivo: Comparar os efeitos de 36 horas de privação de sono no desempenho psicomotor durante uma Condição de Tarefa Única (STC) vs Condição de Tarefa Dupla (DTC) em estudantes universitários. Método: Durante 36 horas de privação de sono, a Tarefa de Vigilância Psicomotora (PVT) foi aplicada em 13 universitários do sexo masculino, nas situações de CTS e CDT, sentados em uma cadeira ou em pé sobre uma plataforma de força, a cada 3 horas, totalizando 13 avaliações, de 08:00 do dia 1 até 20:00 do dia 2, em um estudo cruzado. Resultados: Houve efeito do tempo na CTS e na CDT em todos os 13 momentos de avaliação, em todas as variáveis analisadas, exceto Mean RT e Slowest 10% RT, para um p-valor de 0,05. Não foi encontrada diferença significativa nas variáveis do PVT na comparação entre as duas condições, apesar de tendência à significância, nos momentos de pressão homeostática de sono na tarefa (05:00 e 14:00 do dia 2). Conclusão: A privação do sono afetou negativamente o desempenho psicomotor dos participantes em ambas as condições, demonstrando piora da atenção sustentada, maior engajamento da postura em pé e revelando maior relaxamento da postura sentada.

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Publicado
2025-06-24
Como Citar
1.
Brant VM, Silva A, Andrade HA, Narciso FV, Morais JKS, Lobo ILB, Guerreiro RC, Mello MT de. Sentado ou em pé: efeitos na atenção sustentada de alunos com privação de sono. JPhysEduc [Internet]. 24º de junho de 2025 [citado 9º de novembro de 2025];36(1):e-3634. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/76497
Seção
Artigos Originais