<b>Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7732

  • Juliana Pizani Universidade Estadual de Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá - Maringá
Palavras-chave: Escola. Ginástica. Infância.

Resumo

A pesquisa objetivou analisar os espaços brincantes de crianças em escolas do município de Maringá no tocante aos movimentos ginásticos que desenvolvem, buscando compreender sua importância para a educação física escolar. O estudo de caráter descritivo utilizou como técnica de coleta a observação sistemática durante o recreio, com o emprego de fotos, filmagens e diário de campo, que permitiram interpretar e categorizar os elementos gímnicos. Os resultados indicam que elementos gímnicos permeiam o brincar dast crianças, mas que existe a responsabilidade da educação física escolar em possibilitar a ampliação do universo dos saberes ginásticos.

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Biografia do Autor

Juliana Pizani, Universidade Estadual de Maringá
Licenciada em Educação Física. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Bolsista da Capes. Participante do Grupo de Pesquisa Gímnica: formação, intervenção e escola – UEM/CNPq.
Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, Universidade Estadual de Maringá - Maringá
Possui doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005), mestrado em Educação Física pela UNICAMP (1999), especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (1990) e graduação em Educação Física pela UEM (1988). Atualmente é professora Adjunto-tide B do Departamento de Educação Física da UEM, líder do Grupo de Pesquisa em Corpo, Cultura e Ludicidade - DEF/UEM/CNPq, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica DEF/UEM/CNPq e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ginástica Geral FEF/UNICAMP/CNPq. Suas pesquisas voltam-se para os estudos socioculturais e pedagógicos em Educação Física por meio da investigação de fenômenos da cultura de movimento a partir do viés das ciências humanas e sociais, tendo como enfoques: as manifestações corporais (jogos, brincadeiras, danças e ginásticas) e a educação física (dimensão educacional). Currículo Lattes
Publicado
2010-03-27
Como Citar
1.
Pizani J, Barbosa-Rinaldi IP. <b>Cotidiano escolar: a presença de elementos gímnicos nas brincadeiras infantis</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i1.7732. JPhysEduc [Internet]. 27º de março de 2010 [citado 12º de outubro de 2025];21(1):115-26. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/7732
Seção
Artigos Originais