<b>Corridas de cavalo em cancha reta em Porto Alegre (1852/1877): uma prática cultural-esportiva Sul-Rio-Grandense</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8164

  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Vanessa Bellani Lyra Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Palavras-chave: Esporte, História, Corrida de cavalos.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar como se constituiu a prática das corridas de cavalo em cancha reta, na cidade de Porto Alegre, na segunda metade do século XIX. Foi realizada uma coleta de dados em fontes impressas, como o catálogo da Revista do Globo, acervo e obra comemorativa do Jockey Club do Rio Grande do Sul. A cidade, na segunda metade do século XIX, apresentava um cenário de desenvolvimento urbano. Neste contexto buscava-se incentivar uma antiga paixão dos gaúchos: as corridas de cavalos. Antes mesmo da inauguração do primeiro prado, muitas disputas ocorriam nas periferias de Porto Alegre. Conforme foram sendo criados os prados, as corridas de carreiras começaram a perder espaço na cidade. As carreiras de cancha reta, possivelmente, constituem uma prática esportiva equestre capaz de evidenciar um desenvolvimento das corridas de cavalos simultâneo ao paulatino, porém constante processo de modernização da cidade e de sua população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria; Especialização em Técnica Desportiva - Voleibol; Especialização em Pesquisa Curricular em Educação Física; Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria; Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - mestrado e doutorado da ESEF/UFRGS. Realiza pesquisas em história do esporte e da educação física no Rio Grande do Sul, além de pesquisas no âmbito dos estudos olímpicos.
Vanessa Bellani Lyra, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduada em Licenciatura em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2004). Mestre em Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa Educação, História e Política (2009). Doutoranda Em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (2009). Tem experiência na área de Educação estudando principalmente os seguintes temas: História da Educação Física, Sociologia da Educação Física, Formação de Professores de Educação Física, Currículo. Membro-pesquisador do Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Publicado
2010-12-05
Como Citar
1.
Mazo JZ, Lyra VB. <b>Corridas de cavalo em cancha reta em Porto Alegre (1852/1877): uma prática cultural-esportiva Sul-Rio-Grandense</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i4.8164. JPhysEduc [Internet]. 5º de dezembro de 2010 [citado 8º de setembro de 2025];21(4):655-66. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8164
Seção
Artigos Originais