<b>Modalidades metodológicas em pesquisa científica, a partir de recortes da experiência de saúde coletiva, epidemiologia e atividade física da Unicamp</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.8683

  • Carla Cristina Cuoco Léo Universidade Estadual de Campinas
  • Aguinaldo Gonçalves Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Análise de dados, Métodos, Avaliação de programas e instrumentos de pesquisa

Resumo

Esta comunicação apresenta e discute a experiência do Grupo de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Atividade Física, da Faculdade de Educação Física da Unicamp, quanto a diferentes metodologias aplicadas em trabalhos científicos, a partir de projetos por ele desenvolvidos. Pretendeu-se oferecer, para cada modalidade metodológica analisada, fundamentações e singularizações que permitam compreender a conformação de sua identidade, assim como instrumento para tal ação. Os resultados são compostos por elementos qualitativos, apresentados em quadros padronizados, os quais situam as características básicas destas modalidades. São sugeridas questões norteadoras para discussões, por meio de instrumento elaborado. Tem-se que tal ferramenta é uma proposta de diagnóstico sobre o conteúdo de trabalhos científicos, assim como forma metodológico-didática de ensino de metodologia de pesquisa aplicada às ciências da Educação Física/Ciências do Esporte. Trata-se, portanto, de uma possibilidade de avanço em estudos de metodologia científica, principalmente quanto à possibilidade do uso de diferentes abordagens qualitativas e quantitativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...
Publicado
2010-07-31
Como Citar
1.
Léo CCC, Gonçalves A. <b>Modalidades metodológicas em pesquisa científica, a partir de recortes da experiência de saúde coletiva, epidemiologia e atividade física da Unicamp</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v21i3.8683. JPhysEduc [Internet]. 31º de julho de 2010 [citado 14º de setembro de 2025];21(3):411-4. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/8683
Seção
Artigos de Opinião