<b>Práticas corporais na natureza: por uma educação ambiental</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.9266

  • Priscilla Pinto da Costa Silva UPE/UFPB
  • Cheng Hsin Chao UFRN
Palavras-chave: Educação Ambiental, Natureza, Atividades de Lazer.

Resumo

As práticas corporais na natureza na perspectiva do lazer apresentam interfaces com a educação ambiental, contribuindo para os aspectos moral, físico e de valor pessoal e social. O objetivo do estudo foi promover a sensibilização ambiental por meio de uma estratégia educacional baseada nas práticas corporais na natureza. A pesquisa-ação envolveu 12 sujeitos do curso de educação física da UEPB. Como instrumentos foram utilizados um questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados foram obtidos a partir da análise dos dados coletados e comparados com o referencial teórico. Observou-se que houve uma reconstrução quanto aos valores e conceitos à luz da questão ambiental, permitindo uma visão crítica dos problemas que a natureza vem enfrentando, além do aumento no sentimento de solidariedade, companheirismo e respeito entre os participantes para com a natureza e a sociedade.

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Biografia do Autor

Priscilla Pinto da Costa Silva, UPE/UFPB
Aluna do Mestrado em Educação Física do Programa Associado em Pós-Graduação UPE/UFPB.
Cheng Hsin Chao, UFRN
Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Publicado
2011-04-02
Como Citar
1.
Silva PP da C, Chao CH. <b>Práticas corporais na natureza: por uma educação ambiental</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.9266. JPhysEduc [Internet]. 2º de abril de 2011 [citado 14º de setembro de 2025];22(1):89-7. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9266
Seção
Artigos Originais