<b>Efeito agudo do aquecimento realizado através de exercícios dinâmicos e jogo de futebol em campo reduzido sobre a agilidade em crianças.</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9349

  • Diogo Henrique Constantino Coledam Universidade Federal de São Carlos
  • Júlio Wilson dos Santos Universidade Estadual Paulista campus Bauru
Palavras-chave: Agilidade, Aquecimento, Futebol

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do aquecimento realizado com exercícios dinâmicos e jogo de futebol sobre a agilidade com bola (AB) e sem bola (AG). Dezoito crianças realizaram os testes de AB e AG nas condições sem aquecimento (SAQ), com aquecimento dinâmico (DIN) e com aquecimento em forma de jogo de futebol (FUT), de maneira randômica, com pelo menos 48 h de intervalo entre os testes. Os efeitos dos aquecimentos DIN e FUT sobre a AG foram superiores à condição SAQ (p<0,05) e similares entre si (SAQ=12,2 ± 1,0, DIN= 11,3 ± 0,7, FUT= 11,4 ± 0,6 s). No entanto, somente o aquecimento FUT teve maior efeito sobre o teste AB em comparação à SAQ (SAQ=15,0 ± 2,1, DIN= 13,9 ± 1,6, FUT=13,8 ± 2,1 s). FUT é um protocolo de aquecimento eficiente para testes de agilidade com ou sem bola. Palavras chave: Agilidade, Aquecimento, Futebol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Diogo Henrique Constantino Coledam, Universidade Federal de São Carlos
Graduado em licenciatura plena em Educação física pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - campus Bauru, sendo bolsista PROEX. Atualmente cursa pós-graduação em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa - MG e em Fisiologa do Exercício pela universidade Federal de São Carlos. Integrante do grupo de estudos FITES - Fisiologia Aplicada ao treinamento esportivo.
Júlio Wilson dos Santos, Universidade Estadual Paulista campus Bauru
Possui mestrado e doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Rio Claro. Atualmente é professor do Departamento de Educação Física da UNESP - Bauru, na dsiciplina de futebol e futsal. Tem experiência profissional com futebol e futsal. É lider do grupo de pesquisa FITES (Fisiologia, Treinamento Esportivo e Exercício para Saúde) e desenvolve trabalhos nas linhas de pesquisa: i) fisiologia endócrino-metabólica e exercício; ii) avaliação e prescrição do exercício para a saúde e para o Rendimento. É revisor "ad hoc" dos periódicos Motriz (Rio Claro) , Revista Logos (SJ Rio Pardo - SP) e Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano (Florianópolis). Atua principalmente com os seguintes temas: futebol, futsal, avaliação e prescrição do exercício aeróbio, treinamento esportivo e modelos de treinamento com ratos.
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Coledam DHC, Santos JW dos. <b>Efeito agudo do aquecimento realizado através de exercícios dinâmicos e jogo de futebol em campo reduzido sobre a agilidade em crianças.</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9349. JPhysEduc [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 10º de setembro de 2025];22(2):255-64. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9349
Seção
Artigos Originais