<b>Aulas de Educação física no ensino médio da rede pública estadual de Caruaru: componente curricular obrigatório ou facultativo?</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.9580
Palavras-chave:
Educação física, Treinamento, Estudantes, Adolescente
Resumo
O objetivo do estudo foi investigar o contexto das aulas de Educação Física em uma amostra representativa, selecionada por conglomerado em dois estágios, de estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual de Caruaru/PE. Foram entrevistados 600 estudantes através de um questionário previamente validado. Foi investigada a participação, oferta, conteúdo e dispensa das aulas. Os dados foram analisados no SPSS 15.0, sendo utilizados os testes de qui-quadrado e qui-quadrado para tendência (p<0,05). Nas escolas que oferecem as aulas, apenas 37,6% dos alunos participam, enquanto os demais afirmaram ser dispensados, embora, por lei, apenas 34% deles pudessem ser dispensados. Somente 14,3% das aulas são ofertadas no turno escolar, e quando são ofertadas fora do turno, a participação se reduz significativamente, além de aumentar o número de dispensas não previstas por lei. Mesmo sendo componente curricular obrigatório, observou-se que a Educação Física Escolar perdeu o status de disciplina e tornou-se facultativa na prática.Downloads
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Publicado
2011-04-02
Como Citar
1.
Feitosa WM do N, Tassitano RM, Tenório MCM, Albuquerque AA, Guimarães FJPS, Lima Neto AJ. <b>Aulas de Educação física no ensino médio da rede pública estadual de Caruaru: componente curricular obrigatório ou facultativo?</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i1.9580. JPhysEduc [Internet]. 2º de abril de 2011 [citado 14º de setembro de 2025];22(1):99-109. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9580
Edição
Seção
Artigos Originais
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