<b>Quantificação da carga de diferentes tipos de treinamentos no futebol</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9833

  • Mauricio Bara Filho UFJF
  • Marcelo Matta UFJF
  • Daniel Schimtz Freitas
  • Bernardo Miloski UFJF
Palavras-chave: Futebol, Carga de treinamento, TRIMP

Resumo

O futebol é um esporte intermitente que necessita de investigar meios para quantificação das cargas de treinamentos. O objetivo do estudo foi quantificar e comparar a resposta de diferentes tipos de treinamento e jogos no futebol. A carga de treino foi quantificada em 30 jogadores profissionais de futebol (22,1±2,2 anos; 9,3±1,8 % de gordura) nos diferentes tipos de treinamentos utilizando o método do impulso de treino (TRIMP) proposto por Stagno et al. (2007). Utilizando-se ANOVA, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p>0,05) nas médias de TRIMPs/minuto entre os treinos: Jogos amistosos (JA), exercícios técnico-táticos (ETT), treinos coletivos e corridas contínuas (TC). Observaram-se diferenças estatísticas (p<0,05) do treinamento técnico e circuito físico com JA, ETT, TC. Treinamento de futebol utilizando exercícios com características técnico-táticas pode ser considerado como método para desenvolver qualidades físicas. O método TRIMPmod (STAGNO et al., 2007) apresenta-se como possível ferramenta de controle do treinamento no futebol.

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Biografia do Autor

Mauricio Bara Filho, UFJF
Professor Doutor da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Marcelo Matta, UFJF
Professor Mestre da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Daniel Schimtz Freitas
Mestre pela Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Bernardo Miloski, UFJF
Mestrando, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Bara Filho M, Matta M, Freitas DS, Miloski B. <b>Quantificação da carga de diferentes tipos de treinamentos no futebol</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9833. JPhysEduc [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 10º de setembro de 2025];22(2):239-46. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9833
Seção
Artigos Originais