<b>A eugenia em periódicos da Educação Física Brasileira (1930-1940)</b> - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9908

  • Edivaldo Gois Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alessandro Barreta Garcia Universidade Nove de Julho
Palavras-chave: História, Educação Física, Saúde Pública

Resumo

O problema de pesquisa deste artigo consiste na descrição do contexto científico do início do século XX, no campo da Eugenia, e sua influência na mídia especializada da Educação Física. Tem como objetivo analisar a influência das idéias eugênicas em dois periódicos da área de Educação Física, que tiveram destaque nos anos 30 e 40, quais sejam, a Revista Educação Physica, e a Revista de Educação Física do Exército. Para isto foi realizado um estudo histórico levantando fontes primárias e secundárias sobre o objeto de estudo. Constatou-se que embora não fosse hegemônico, o discurso eugenista se fazia presente nas mídias especializadas em Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edivaldo Gois Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2000) e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi professor do programa de mestrado e doutorado em Educação Física da Universidade Sao Judas Tadeu, consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais e professor titular da Universidade Nove de Julho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, higienismo, história, movimento higienista e mídia.
Alessandro Barreta Garcia, Universidade Nove de Julho
Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2003). Especialização em Saúde da Mulher no Climatério 2003-2004, 2004-2005 pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É mestrando em Educação pela Universidade Nove de Julho, e pós-graduando pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atualmente é professor efetivo de Educação Física no ciclo I - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo e Professor do Departamento de Educação da Universidade Nove de Julho, nas disciplinas de História e Introdução à Educação Física, História do Pensamento Pedagógico e Antropologia e Sociologia da Educação. Tem experiência com pesquisas na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia - Estudos da Cultura Corporal de Movimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Corporal, Educação Física Escolar, Representações Sociais e História do Pensamento Pedagógico.
Publicado
2011-07-14
Como Citar
1.
Gois Junior E, Garcia AB. <b>A eugenia em periódicos da Educação Física Brasileira (1930-1940)</b&gt; - doi: 10.4025/reveducfis.v22i2.9908. JPhysEduc [Internet]. 14º de julho de 2011 [citado 10º de setembro de 2025];22(2):247-54. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/9908
Seção
Artigos Originais