Avaliação por pares/Arbitragem
O Journal of Physical Education publica artigos aprovados por meio de um processo de avaliação por pares. Após a submissão dos artigos, uma análise preliminar é realizada para: 1) verificar a conformidade com as normas editoriais atuais do periódico; 2) avaliar o índice de similaridade utilizando ferramentas de detecção de plágio Turnitin e Ithenticate; 3) verificar a adequação do manuscrito ao escopo do periódico.
Após aprovação nesta fase, o artigo é atribuído a um editor de seção responsável por acompanhar o processo de avaliação. O editor de seção analisa o artigo para determinar se está pronto para ser encaminhado aos revisores, se necessita de revisões antes da avaliação ou se deve ser rejeitado devido a inconsistências ou limitações graves metodológicas, textuais ou analíticas.
Após a aprovação pelo editor de seção, o artigo é enviado para pelo menos dois revisores com experiência e competência na respectiva área temática. A revisão pode ser conduzida de forma duplamente cega ou com anonimização simples, onde os revisores têm acesso aos nomes e filiações dos autores. Neste último caso, tanto autores quanto revisores devem concordar previamente com a divulgação dessas informações.
Em casos de pareceres conflitantes, uma terceira avaliação é solicitada. Os critérios de avaliação incluem originalidade, contribuição para o conhecimento na área, metodologia adequada, clareza e relevância atual. Após a avaliação pelos revisores, os artigos podem receber uma das seguintes decisões dos editores de seção: 1) aceitação do artigo, 2) rejeição do artigo, ou 3) solicitação de alterações.
Abaixo, o fluxograma do processo de avaliação por pares do Journal of Physical Education: