ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DO TELEFONE CELULAR

Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, Prática de ensino, CTSA

Resumo

Atualmente é notório a presença do telefone celular no contexto social, educacional e também em poder dos jovens, apesar dele ser objeto de discussões controversas em relação a sua inserção na escola. Este trabalho tem por objetivo investigar um caminho pedagógico, associado a disciplina de física, considerando o uso do telefone celular como estratégia de contextualização e interdisciplinaridade dos conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e ambientais (CTSA). O contexto a ser relatado envolve uma pesquisa realizada a partir das atividades de uma sequência didática que possui como temática principal o uso do celular, e envolve textos, vídeos, propostas de atividades práticas, uso de hipermídias e exercícios. Os resultados apontam que o uso do telefone celular, em uma abordagem CTSA, fez que os estudantes ampliassem o entendimento dos conhecimentos da Física e indicam fatores que justificam a possibilidades de seu uso no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Antônio Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado Profissional da Universidade Federal de Uberlândia (2017). Graduado em Física - Licenciatura plena - pela UFU (2013). Desenvolveu pesquisas na área de Ensino de Física, envolvendo mapas conceituais, metacognição e atuou como monitor e estagiário do Museu Dica (Diversão com Ciência e Arte). Professor de Física da Escola Estadual Professor José Ignácio de Sousa desde fevereiro de 2016.

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Publicado
2020-12-16
Como Citar
Antônio Neto, & Santos, A. B., A. B. dos S. (2020). ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DO TELEFONE CELULAR. Teoria E Prática Da Educação, 23(3), 96-114. https://doi.org/10.4025/tpe.v23i3.52928
Seção
Artigos