AS PRÁTICAS DA AUTOGESTÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Resumo
A presente pesquisa buscou analisar a produção do conhecimento, de 2003 a 2020, no campo da economia solidária e as práticas para a autogestão no contexto da educação não formal. Assim, nos apropriamos, principalmente, das ideias Romanowski e Ens, Gohn e Singer. Para isso, foi realizada uma pesquisa do tipo Estado da Arte e, para a construção do corpus de dados, foram utilizados os resumos de artigos publicados em revistas científicas, dissertações e teses. Os resultados do presente estudo demonstram que a produção do conhecimento da economia solidária e das práticas para a autogestão no contexto da educação não formal ainda é um campo fértil para o desenvolvimento de novas investigações, indo ao encontro dos pressupostos elencados, pois se conjecturou que havia poucas pesquisas publicadas na área em função do resultado de outros estudos já publicados.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 70. ed. São Paulo: Edições Persona, 1977.
BRASIL. Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES). Atlas da Economia Solidária no Brasil, do Ministério do Trabalho e Emprego. 2015. Disponível em:
BRASIL. Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES). Avanços e desafios para as políticas públicas de economia solidária no governo federal 2003/2010. Brasília: SENAES/MTE, 2010. Disponível em:
BURIN, P. C. et al. A importância do desenvolvimento de revistas científicas em mídia digital: O caso da Revista Agrarian. Revista Agrarian. Dourados, v.7, n.23, p.1-10, 2014. Disponível em:
CORTELLA, M. S. Contribuições da educação não formal para a construção da cidadania. Palestra proferida no Instituto Itaú Cultural, 6 dez. 2006.
FERREIRA. N. S. de A. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, nº 79, Agosto/2002. Disponível em:
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1967.
GADOTTI, M; TORRES, C. A. Poder e desejo: a educação popular como modelo teórico e como prática social. São Paulo: Cortez, 2009.
GAIGER, L. I. A Racionalidade dos Formatos Produtivos Autogestionários. Revista Sociedade e Estado, 2006, v. 21, nº 2, p. 513-545.
______. A Economia Solidária e o Projeto de Outra Mundialização. Revista de Ciências Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 47, nº 4, 2004b, p. 799 a 834.
______. Sentidos e Experiências da Economia Solidária no Brasil. Porto Alegre: UFRGS, 2004a.
GERRATANA, V. (ORg.). Quaderni del Carcere, v. 11, edição crítica do Instituto Gramsci. Turim: Einaudi, 1975.
GOHN, M. G. Educação Não Formal e Cultura Política. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Educação Não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.
______. Teoria dos movimentos sociais. São Paulo: Loyola, 2007.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.de A. Fundamentos de Metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
MARIN, G. R. B.; VINHOLI JÚNIOR, A. J. Produção científica sobre o ensino de genética no brasil: uma análise de teses e dissertações (2004-2019). SAJEBTT, Rio Branco, UFAC v. 7 n. 2, p.922-944, 2020. Disponível em:
MELO, M. V. Três décadas de pesquisa em Educação Matemática na UNICAMP: um estudo histórico a partir de teses e dissertações. Orientador: Dario Fiorentini. 2006. 273f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Faculdade de Educação. Unicamp, Campinas, 2006. Disponível em:
MOTHÉ, D. Balanço crítico do conceito de autogestão na França. In: Economia Solidaria e Autogestão: Encontros Internacionais. São Paulo: NESOL – USP, 2004.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2000.
RODRIGUES, R. M. Pesquisa acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo: Atlas, 2007.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 6, n. 19, p. p. 37-50, jul. 2006. ISSN 1981-416X. Disponível em:
SINGER, P. A Economia Solidária no Brasil: um retrato em 2005. Brasília: MTE/SENAES, 2007.
______. É Possível Levar o Desenvolvimento a Comunidades Pobres? Brasília: SENAES/MTE, 2004. Disponível em:
______. Economia socialista. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
______. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.
SINGER, P; SOUZA, A. R (Org.). A economia solidária no Brasil. São Paulo: Contexto, 2003.
SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília: MEC/INEP, 1989. 151p. Disponível em: PEPSIC (www.pepsic.bvsalud.org) e PsycInfo (www.apa.org/pubs/databases/psycinfo/index.aspx). Acesso em: 12 Mai. 2019.
SOUSA, D. N. de. Reestruturação capitalista e trabalho: notas críticas acerca da economia solidária. Revista Katalysis, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 53-60, jan./jun. 2008. Disponível em:
TIRIBA, L. V. Autogestão e chão de fábrica: um ensaio inspirado nos trabalhadores da Remington. Nitrerói: UFF, 2001.
TRILLA, J. La educaciónfuera de laescuela: ámbitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel, 2008.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.