REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS EM TESES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2014-2020)

Palavras-chave: Cotas. Ações afirmativas. Revisão literária.

Resumo

 

As ações afirmativas iniciaram no Brasil em contextos locais, sendo o pioneiro o estado do Rio de Janeiro, somente em 2012, com a Lei 12.711 que todas as universidades passaram a adotar a política de reserva de vagas para os cursos de graduação. O artigo possui o objetivo geral de realizar a revisão literária em teses entre os anos 2014-2020 a partir do banco de teses da CAPES. Os objetivos específicos são: identificar teses defendidas na área da educação sobre as ações afirmativas; realizar levantamento do percurso metodológico e refletir sobre as temáticas que aparecem a partir do conceito ações afirmativas. A relevância desse tipo de estudo encontra-se em fornecer um panorama das pesquisas que já foram realizadas e as lacunas que poderão tornar-se problemas de pesquisa futuros, o que contribui para o processo de construção do conhecimento e auxilia pesquisadores na definição de objetivos para novas pesquisas.

Palavras-chave: Cotas. Ações afirmativas. Revisão literária.

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Biografia do Autor

LARISSA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE, UFPB

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Mestra e doutora em Educação pela UFPB. Assistente social da rede municipal de educação de João Pessoa-PB. 

Edineide Jezine Mesquita de Araújo, UFPB

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1997), Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutoramento na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias - Lisboa/PT (CAPES/FCT - 2010/2011), com instância acadêmica na Universidade de Valência (Espanha, 2011).

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Publicado
2022-12-21
Como Citar
DE ALBUQUERQUE, L. C., & Edineide Jezine Mesquita de Araújo. (2022). REVISÃO DE LITERATURA SOBRE AÇÕES AFIRMATIVAS EM TESES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO (2014-2020). Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 57-78. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.64390
Seção
Artigos