CRIAÇÃO DE LIVRO DE CONTOS: IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE AUTORAL DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância das criações enunciativas pelas crianças em situações sociais de trocas verbais como a criação coletiva de um livro. Nesse sentido, evidencia-se o papel do professor e da professora ao propor para a turma a possibilidade de formação plena de capacidades leitora e criadora de enunciados, cujos atos se evidenciaram entre enunciadores reais que utilizaram as ferramentas da linguagem escrita como meio de produção de sentidos. A pesquisa foi desenvolvida à luz do aporte teórico da filosofia da linguagem bakhtiniana e de estudos de autores da Teoria Histórico-Cultural, por meio da metodologia dialógica. Com a experiência relatada, constatou-se que, por meio da elaboração de atos de escrita de gêneros do enunciado pelas crianças, é dada a possibilidade a elas de experienciarem situações autênticas de intercâmbio verbal e, assim, entenderem a verdadeira função desse instrumento cultural.
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