CRIAÇÃO DE LIVRO DE CONTOS: IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE AUTORAL DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Abstract

Este artigo tem como objetivo enfatizar a importância das criações enunciativas pelas crianças em situações sociais de trocas verbais como a criação coletiva de um livro. Nesse sentido, evidencia-se o papel do professor e da professora ao propor para a turma a possibilidade de formação plena de capacidades leitora e criadora de enunciados, cujos atos se evidenciaram entre enunciadores reais que utilizaram as ferramentas da linguagem escrita como meio de produção de sentidos. A pesquisa foi desenvolvida à luz do aporte teórico da filosofia da linguagem bakhtiniana e de estudos de autores da Teoria Histórico-Cultural, por meio da metodologia dialógica. Com a experiência relatada, constatou-se que, por meio da elaboração de atos de escrita de gêneros do enunciado pelas crianças, é dada a possibilidade a elas de experienciarem situações autênticas de intercâmbio verbal e, assim, entenderem a verdadeira função desse instrumento cultural.

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Biografia autore

GIsele de Assis Carvalho Cabral, UNESP - MARÍLIA

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" campus de Marília (2021), na linha Teoria e Práticas Pedagógicas, sob orientação da livre-docente Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Marília (2021), na linha Teoria e Práticas Pedagógicas, sob orientação da livre-docente Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2010). É professora de EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) em Marília desde 2001. De 2015 a 2020, atuou como Coordenadora Pedagógica de Escola Municipal de Ensino Fundamental no mesmo município. É integrante do Grupo de Pesquisa Processos de Leitura e de Escrita: Apropriação e Objetivação PROLEAO (UNESP- Marília) e do Centro de Estudos e Pesquisas em Leitura, Literatura e Infância - CEPLLI (UNESP-Marília)

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Pubblicato
2023-11-08
Come citare
Kohle, Érika C., & de Assis Carvalho Cabral, G. (2023). CRIAÇÃO DE LIVRO DE CONTOS: IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE AUTORAL DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e66876. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.66876
Sezione
Artigos