O ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL À LUZ DOS DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES: RECORTE TEMPORAL DE 2012 - 2022
Resumo
A presente revisão sistemática do tipo Estado do Conhecimento teve por objetivo o levantamento bibliográfico na temática Inglês Instrumental. Para tanto, realizou-se a pesquisa na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD no corte temporal de 2012 a 2022. Os trabalhos encontrados foram revisados pelo critério de inclusão, que estabelecia a exigência de relação com o tema do levantamento, e de exclusão, onde os resultados repetidos e não alinhados com a temática não foram considerados para a análise posterior. Por meio da leitura flutuante dos resumos e sessões metodológicas, observou-se os desenhos das metodologias para a compreensão do contexto em que ocorreram as investigações descritas nos trabalhos. Após consideração das informações obtidas, as pesquisas foram classificadas e discutidas por categorias. Os resultados evidenciaram a preocupação com a relação de ensino-aprendizagem no processo de globalização da sociedade digital, onde o resgate da identidade cultural do aprendiz de idiomas e a formação docente no processo de internacionalização é a temática em evidência na produção acadêmica nos últimos dez anos.
Downloads
Referências
Anjos, F. A. (2016). O inglês como língua franca global da contemporaneidade: em defesa de uma pedagogia pela sua desestrangeirização e descolonização. Revista Letra Capital, 1(2), 95–117. Recuperado de: https://periodicos.unb.br/index.php/lcapital/article/view/8590/7151
Azzari, E. F. (2015). Ensino de inglês, tecnologias digitais e rupturas. Revista X, 2(0.2015). DOI: 10.5380/rvx.v2i0.2015.43486
Casimiro, E. R., & Souza, N. N. (2022). Aquisição de linguagem e aprendizado de língua estrangeira. Porto das Letras, 8(2), s22009–s22009. Recuperado de: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/14719/20428
Cavalcanti, Z. D. M., & Ribeiro, M. S. S. (2018). Os desafios da aprendizagem de língua inglesa: um convite a reflexão e ação. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, 9(24), 79–90. DOI: 10.3895/recit.v9i24.7544
Costa, S. G. (2003). Estratégias facilitadoras da leitura de textos acadêmicos em inglês como língua estrangeira (ILE). SoLetras, 5-6, 82–95. Recuperado de: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/article/view/4458/3261
Gois, A. S., Oliveira, I. F. C., Oliveira, R. S., Mateus, T. S., & Bernardi, L. O. (2013). A língua inglesa e o mercado de trabalho sergipano. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, 1(2), 19–28. Recuperado de: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/500/243
Hartwig, N. A., & Motter, R. M. B. (2016). A aquisição da língua inglesa no sexto ano de uma escola pública do município de Três Barras do Paraná. Os desafios da escola pública na perspectiva do professor PDE, 2013. 1. Recuperado de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_lem_artigo_nadia_adriana_hartwig.pdf
Kovalek, O. (2013). A língua inglesa no mundo: análise dos Cadernos da Rede Pública do Estado de São Paulo.In Anais do SILEL, 3 (1). Umberlândia, MG. Recuperado de: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/wp-content/uploads/2014/04/silel2013_773.pdf
Lopes, L. R., & Araújo, J. C. (2020). A formação de professores de língua inglesa: um olhar complexo-discursivo na contemporaneidade. Revista CBTecLE, 4(1), 001–008. Recuperado de: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/200/45
Maia, S. F., & Mendes, B. M. M. (2009). A formação e a prática pedagógica do professor de língua inglesa no ensino superior: desafios da sociedade contemporânea. Atos de Pesquisa em Educação, 4(2), 193-205. Recuperado de: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/1677/1135
Medeiros, E. M & Silva, V. L. R. (2023). A percepção de ser docente de inglês para fins específicos: um estudo com professores da UFAM. Revista Exitus, (13), 01-20. DOI: 10.24065/2237-9460.2023v13n1ID2113
Paiva, V. L. M. O. (2001). A WWW e o ensino de inglês. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 1(1), 93-116. Recuperado de: https://www.scielo.br/j/rbla/a/s5xKpGJ5TL4dTWYTsGjx74s/?format=pdf&lang=pt
Riewe, B. M., & Schmitt, L. G. (2018). Inglês como língua franca: uma perspectiva intercultural e interdisciplinar. Os desafios da escola pública na perspectiva do professor PDE, 2016. 1. Recuperado de: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_lem_unioeste_belizamayarariewe.pdf
Rossini, T. C. N. (2020). O inglês no mundo contemporâneo e o uso de tecnologias digitais no ensino da língua inglesa na aviação. Revista CBTecLE, 4(1), 605–615. Recuperado de: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/214/134
Santos, J. F. (2021). Estratégias de leitura no ensino de língua inglesa: uma comparação entre o livro didático e a base nacional comum curricular (BNCC). Revista EntreLinguas, e021004. DOI: 10.29051/el.v7i00.14218
Santos, U. G., M., Santos, M. A., Santos, A. S., Neves, J. L. G. (2016). A língua inglesa na percepção do estudante de ensino médio. In 7ª Jornada de Iniciação Científica e Extensão. Araguatins, TO. Recuperado de: https://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/jice/7jice/paper/viewFile/7788/3709
Xavier, G. (2011). A formação de professores de língua inglesa: teorias e prática. In Anais do SIELP, 1(1). Recuperado de: http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/wp-content/uploads/2014/06/volume_1_artigo_041.pdf
Copyright (c) 2023 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.