O ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL À LUZ DOS DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES: RECORTE TEMPORAL DE 2012 - 2022

Palavras-chave: Estado do Conhecimento, Inglês Instrumental, Ensino

Resumo

A presente revisão sistemática do tipo Estado do Conhecimento teve por objetivo o levantamento bibliográfico na temática Inglês Instrumental. Para tanto, realizou-se a pesquisa na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD no corte temporal de 2012 a 2022. Os trabalhos encontrados foram revisados pelo critério de inclusão, que estabelecia a exigência de relação com o tema do levantamento, e de exclusão, onde os resultados repetidos e não alinhados com a temática não foram considerados para a análise posterior. Por meio da leitura flutuante dos resumos e sessões metodológicas, observou-se os desenhos das metodologias para a compreensão do contexto em que ocorreram as investigações descritas nos trabalhos. Após consideração das informações obtidas, as pesquisas foram classificadas e discutidas por categorias. Os resultados evidenciaram a preocupação com a relação de ensino-aprendizagem no processo de globalização da sociedade digital, onde o resgate da identidade cultural do aprendiz de idiomas e a formação docente no processo de internacionalização é a temática em evidência na produção acadêmica nos últimos dez anos.

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Biografia do Autor

Marcos Ruben de Almeida Caldas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestrando em Ensino de Ciências e Humanidades – (PPGECH/UFAM), especialista em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Cândido Mendes - UCAM e Graduado em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, é Professor de Língua Inglesa no Instituto Federal do Pará - Campus Bragança, atuando nos cursos de Formação Inicial e Continuada, Técnico Integrado ao Ensino Médio, Superior de Licenciatura e Tecnologia. 

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Graduada em Pedagogia também pela UFAM. Realizou Estágio Doutorado Sanduíche na Universidade de Sevilla, Espanha. É professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação e é docente permanente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). 

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Publicado
2023-12-12
Como Citar
de Almeida Caldas, M. R., & Reis da Silva, V. L. (2023). O ENSINO DE INGLÊS INSTRUMENTAL À LUZ DOS DADOS DE TESES E DISSERTAÇÕES: RECORTE TEMPORAL DE 2012 - 2022. Teoria E Prática Da Educação, 26(1), e68093. https://doi.org/10.4025/tpe.v26i1.68093