Letramento de crianças com dificuldade de aprendizagem: o lugar da leitura compartilhada de histórias
Résumé
A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o letramento e tem por objetivo discutir a influência da leitura compartilhada de histórias na superação de dificuldades de alfabetização e acesso à cultura escrita por crianças das camadas populares. Da perspectiva conceitual, destaca-se a necessidade de alfabetizar letrando – que implica em ensinar a ler e escrever, ao mesmo tempo em que se aprende a fazer uso competente da leitura e da escrita, para inserir-se no universo da cultura escrita, usufruir dos bens culturais codificados pela escrita, acessar conhecimentos socialmente prestigiados e considerados como instrumento de cidadania. A investigação constituiu-se como pesquisa-ação desenvolvida em escola periférica da cidade de Montes Claros – MG. Para diagnóstico das dificuldades e progressos das crianças foram aplicados testes e entrevistas, que visaram captar suas percepções e sentimentos sobre leitura e escrita, fornecendo subsídios para atuação na sala de aula. Para intervir sobre a realidade foram desenvolvidas oficinas de trabalho, com leitura compartilhada de histórias, com periodicidade semanal, durante três semestres letivos. As atividades possibilitaram o desenvolvimento de habilidades letradas, a compreensão de convenções da linguagem escrita, a interação com autores e textos, o encontro com o outro, a imaginação, a curiosidade, o interesse em enfrentar e resolver problemas. A opção por discutir dificuldades de alfabetização se alicerçou na necessidade de conferir visibilidade para o problema da não aprendizagem, mas, sobretudo, por apontar possibilidades de atuação docente e contribuir para a qualidade dos processos educativos.Téléchargements
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Publiée
2012-09-07
Comment citer
Veloso, G. M., & Santos, F. A. dos. (2012). Letramento de crianças com dificuldade de aprendizagem: o lugar da leitura compartilhada de histórias. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 39-53. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18548
Numéro
Rubrique
Artigos
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