Letramento de crianças com dificuldade de aprendizagem: o lugar da leitura compartilhada de histórias

  • Geisa Magela Veloso UNIMONTES
  • Francely Aparecida dos Santos UNIMONTES

Resumen

A pesquisa situa-se no campo de estudos sobre o letramento e tem por objetivo discutir a influência da leitura compartilhada de histórias na superação de dificuldades de alfabetização e acesso à cultura escrita por crianças das camadas populares.  Da perspectiva conceitual, destaca-se a necessidade de alfabetizar letrando  – que implica em ensinar a ler e escrever, ao mesmo tempo em que se aprende a fazer uso competente da leitura e da escrita, para inserir-se no universo da cultura escrita, usufruir dos bens culturais codificados pela escrita, acessar conhecimentos socialmente prestigiados e considerados como instrumento de cidadania.  A investigação constituiu-se como pesquisa-ação desenvolvida em escola periférica da cidade de Montes Claros – MG. Para diagnóstico das dificuldades e progressos das crianças foram aplicados testes e entrevistas, que visaram captar suas percepções e sentimentos sobre leitura e escrita, fornecendo subsídios para atuação na sala de aula. Para intervir sobre a realidade foram desenvolvidas oficinas de trabalho, com leitura compartilhada de histórias, com periodicidade semanal, durante três semestres letivos. As atividades possibilitaram o desenvolvimento de habilidades letradas, a compreensão de convenções da linguagem escrita,  a interação com autores e textos, o encontro com o outro, a imaginação, a curiosidade, o interesse em enfrentar e resolver problemas. A opção por discutir dificuldades de alfabetização se alicerçou na necessidade de conferir visibilidade para o problema da não aprendizagem, mas, sobretudo, por apontar possibilidades de atuação docente e contribuir para a qualidade dos processos educativos.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Geisa Magela Veloso, UNIMONTES
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1982-1985); Especialização lato sensu em Literatura Infantil e Juvenil (1992-1994) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em educação (2000-2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais (conceito 7) e Doutorado em Educação (2004-2008) pela Universidade Federal de Minas Gerais (conceito 7). Já exerceu a atividade de Coordenação Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros, com ênfase no atendimento às escolas rurais. Foi professora de disciplinas pedagógicas no Curso de Magistério para formação de professores no Ensino Médio. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Montes Claros. Coordena o Grupo de Pesquisa em Educação e Linguagem e desenvolve pesquisa no campo da Educação, com ênfase na Alfabetização, Letramento e História das Práticas de Leitura e Escrita. No campo da docência tem experiência na área de Pedagogia, com ênfase na área de Pesquisa em Educação, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização e da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental.
Francely Aparecida dos Santos, UNIMONTES
Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba – UNIUBE (2003); Doutoranda em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP e bolsista da FAPEMIG; professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES; membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Linguagem
Publicado
2012-09-07
Cómo citar
Veloso, G. M., & Santos, F. A. dos. (2012). Letramento de crianças com dificuldade de aprendizagem: o lugar da leitura compartilhada de histórias. Teoria E Prática Da Educação, 15(1), 39-53. https://doi.org/10.4025/tpe.v15i1.18548
Sección
Artigos