GRUPOS E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADES ENTRE ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO: HIERARQUIA E COR

Abstract

O artigo tem como objetivo compreender como os adolescentes-juvenis se agrupam a partir das relações de sociabilidades na escola de Ensino Médio e perceber como essas relações são desenvolvidas no âmbito escolar como chaves para a compreensão da leitura que fazem da hierarquia da cor e a forma como se percebem nela. A partir do aporte teórico-metodológico de Melucci (1997), Bourdieu (1983; 2007; 2008) e Bardin (2009), como resultados, concluímos que as relações sociais entre os discentes conformam suas próprias regras e hierarquias, uma vez que se presentificam por meio da discriminação e do preconceito entre os diferentes grupos no âmbito educacional e cujos raios de ação escapam aos olhos dos agentes escolares.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili

Biografie autore

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará
Doutora em Educação pela (UFRN). Docente Associado II, junto à Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, integra o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e o programa em Educação em Ciências e em Matemáticas (PPGECM). Membro de diversas sociedades científicas. Forma e orienta novos profissionais nos campos da Educação, Ensino de História, História da Educação, Formação de Professores; Formação de professores para a diversidade étnico-racial; Formação de professores e Escola Básica; Escola Básica e Relações raciais. Coordenadora da Linha Currículo e Escola Básica (PPEB). Coordenadora do NEAB\UFPA - Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais (GERA\UFPA). Coordenadora do Curso de Especialização Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (UNIAFRO). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as ABPN (2014-2016). Integra a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros - Ministério da Educação (CADARA) (2015-2017). Coordenadora do GT 21 ANPED (2015-2017). Integra a equipe Editorial da Revista da Associação Brasileira de pesquisadores (as). Bolsista Produtividade CNPq.
Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará
Professor da Universidade Federal do Pará; Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Graduado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Ex-bolsista de pós-doutorado Júnior do CNPq (2013-2014). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (Núcleo GERA-UFPA). Editor adjunto da REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN). Coordenador da Coleção Contextos da Ciência (LF Editorial, São Paulo). Tem experiência na área de Antropologia e Educação; atua principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, memória, formação de professores dos anos iniciais, diversidade cultural.
Pubblicato
2018-10-30
Come citare
Coelho, W. de N. B., & Farias da Silva, C. A. (2018). GRUPOS E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADES ENTRE ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO: HIERARQUIA E COR. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 101-116. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.36944
Sezione
Artigos