GRUPOS E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADES ENTRE ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO: HIERARQUIA E COR

Palavras-chave: Escola do Ensino médio, adolescentes-juvenis e sociabilidades-hierarquias

Resumo

O artigo tem como objetivo compreender como os adolescentes-juvenis se agrupam a partir das relações de sociabilidades na escola de Ensino Médio e perceber como essas relações são desenvolvidas no âmbito escolar como chaves para a compreensão da leitura que fazem da hierarquia da cor e a forma como se percebem nela. A partir do aporte teórico-metodológico de Melucci (1997), Bourdieu (1983; 2007; 2008) e Bardin (2009), como resultados, concluímos que as relações sociais entre os discentes conformam suas próprias regras e hierarquias, uma vez que se presentificam por meio da discriminação e do preconceito entre os diferentes grupos no âmbito educacional e cujos raios de ação escapam aos olhos dos agentes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará
Doutora em Educação pela (UFRN). Docente Associado II, junto à Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, integra o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGED), Programa de Pós Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e o programa em Educação em Ciências e em Matemáticas (PPGECM). Membro de diversas sociedades científicas. Forma e orienta novos profissionais nos campos da Educação, Ensino de História, História da Educação, Formação de Professores; Formação de professores para a diversidade étnico-racial; Formação de professores e Escola Básica; Escola Básica e Relações raciais. Coordenadora da Linha Currículo e Escola Básica (PPEB). Coordenadora do NEAB\UFPA - Núcleo de Estudos e pesquisas sobre Formação de professores e Relações Étnico-raciais (GERA\UFPA). Coordenadora do Curso de Especialização Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (UNIAFRO). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as negros/as ABPN (2014-2016). Integra a Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados à Educação dos Afro-brasileiros - Ministério da Educação (CADARA) (2015-2017). Coordenadora do GT 21 ANPED (2015-2017). Integra a equipe Editorial da Revista da Associação Brasileira de pesquisadores (as). Bolsista Produtividade CNPq.
Carlos Aldemir Farias da Silva, Universidade Federal do Pará
Professor da Universidade Federal do Pará; Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Atua no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. Graduado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Ex-bolsista de pós-doutorado Júnior do CNPq (2013-2014). Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (Núcleo GERA-UFPA). Editor adjunto da REMATEC - Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN). Coordenador da Coleção Contextos da Ciência (LF Editorial, São Paulo). Tem experiência na área de Antropologia e Educação; atua principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, memória, formação de professores dos anos iniciais, diversidade cultural.
Publicado
2018-10-30
Como Citar
Coelho, W. de N. B., & Farias da Silva, C. A. (2018). GRUPOS E RELAÇÕES DE SOCIABILIDADES ENTRE ADOLESCENTES NO ENSINO MÉDIO: HIERARQUIA E COR. Teoria E Prática Da Educação, 20(1), 101-116. https://doi.org/10.4025/tpe.v20i1.36944
Seção
Artigos