Redes de influência em políticas educacionais: o avanço neoconservador e neoliberal em cena
Abstract
Neste artigo, tem-se por objetivo analisar o avanço neoconservador e neoliberal nas políticas educacionais brasileiras por meio de redes de influências que constituem duas políticas estudadas. Para tanto, primeiramente, apresentam-se, centralmente através dos estudos de Michael Apple (2000; 2003; 2013), os conceitos de neoliberalismo e neoconservadorismo. Logo após, traz-se o conceito de governança e o de etnografia de redes, desenvolvido por Stephen J. Ball (2012; 2013; 2014) que serviram como lentes teórico-metodológicas para os estudos desenvolvidos. Por fim, elucidam-se as questões teóricas a partir da análise de redes de influências de duas políticas. A primeira delas é a política da Base Nacional Comum Curricular. A segunda consiste em uma política posta em prática no Estado do Mato Grosso. Conclui-se que há um avanço neoconservador e neoliberal por meio de políticas educacionais brasileiras.Downloads
Download data is not yet available.
Published
2019-11-28
How to Cite
Silva, S. G. da, Lima, I. G., & Silva, M. E. da. (2019). Redes de influência em políticas educacionais: o avanço neoconservador e neoliberal em cena. Teoria E Prática Da Educação, 22(3), 137-154. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.46255
Section
Articles
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.