Redes de influência em políticas educacionais: o avanço neoconservador e neoliberal em cena

Abstract

Neste artigo, tem-se por objetivo analisar o avanço neoconservador e neoliberal nas políticas educacionais brasileiras por meio de redes de influências que constituem duas políticas estudadas. Para tanto, primeiramente, apresentam-se, centralmente através dos estudos de Michael Apple (2000; 2003; 2013), os conceitos de neoliberalismo e neoconservadorismo. Logo após, traz-se o conceito de governança e o de etnografia de redes, desenvolvido por Stephen J. Ball (2012; 2013; 2014) que serviram como lentes teórico-metodológicas para os estudos desenvolvidos. Por fim, elucidam-se as questões teóricas a partir da análise de redes de influências de duas políticas. A primeira delas é a política da Base Nacional Comum Curricular. A segunda consiste em uma política posta em prática no Estado do Mato Grosso. Conclui-se que há um avanço neoconservador e neoliberal por meio de políticas educacionais brasileiras.

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Biografie autore

Simone Gonçalves da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa, em Portugal. Atualmente realiza Pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas sob financiamento do CNPq ? PROJETO nº 420029/2017-6, intitulado: “Redes políticas e nova governança: uma análise a partir da Base Nacional Comum Curricular”. É, também, pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas vinculado ao CEPE - Centro de Estudos em Políticas Educativas: Gestão, Currículo e Trabalho Docente da FAE/UFPel. As temáticas de maior interesse são: Políticas Educacionais, Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente.
Iana Gomes Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas e professora adjunta do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Univille, atuando na linha de pesquisa Políticas e Práticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela UFRGS, mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e doutora pelo mesmo programa, tendo realizado doutorado sanduíche na University of Bristol (Inglaterra) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Sociologia da Educação e Políticas Educacionais, tendo como enfoque principal os temas: Estado, modelo gerencialista e a relação entre Estado e políticas educacionais.
Maria Eloísa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Graduada em Letras pela Universidade de Ijuí – UNIJUÍ (1997). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2012), na linha de pesquisa em Currículo, Formação de Professores e Práticas Escolares. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL (2014), na linha de pesquisa em Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente. Atuou como professora de Ensino Superior na Faculdade Três de Maio (RS) – FATREM (1999 a 2001); Coordenadora do Plano Municipal de Educação na Secretaria Municipal de Educação de Horizontina (RS) (2002 a 2004), Professora e Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação na Faculdade de Sorriso (MT) – FAIS (2005 a 2008); Professora Efetiva da Rede Municipal de Ensino de Sorriso (MT) (2008 – 2013); Coordenadora do Ensino Fundamental II na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso (MT) (2009-2012); Professora da Universidade de Cuiabá – UNIC/Câmpus Sorriso (MT) – (2011-2013). Possui interesse de estudos e pesquisa em currículo prescrito, práticas escolares e formação docente.
Pubblicato
2019-11-28
Come citare
Silva, S. G. da, Lima, I. G., & Silva, M. E. da. (2019). Redes de influência em políticas educacionais: o avanço neoconservador e neoliberal em cena. Teoria E Prática Da Educação, 22(3), 137-154. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.46255