JOGOS ELETRÔNICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES
Abstract
Este artigo consolida uma Revisão Sistemática de Conteúdo (RSC) de artigos cadastrados no portal de periódicos CAPES entre os anos de 2003 e 2019, os quais abordam o uso de jogos eletrônicos na formação inicial de professores. Metodologicamente, a revisão das produções analisadas partiu de um universo de 44 artigos que, após a submissão aos procedimentos de filtro de conteúdo e seleção temática, foi reduzido a seis produções. A RSC sugeriu a necessidade de efetivação de mais experiências pedagógicas utilizando jogos eletrônicos na formação de professores e que, mesmo diante das práticas socioculturais da cibercultura, as iniciativas de formação envolvendo esses games são incipientes e/ou podem estar sendo negligenciadas nas licenciaturas. Tomamos a cibercultura como contexto no qual tecnologias digitais estão imbricadas às práticas quotidianas e educacionais, portanto ela é inerente à ação do sujeito contemporâneo. Por fim, foi identificada uma carência de politicas públicas voltadas para a formação inicial dos professores envolvendo jogos eletrônicos como elementos estruturantes de práticas pedagógicas.
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