AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
Abstract
The main objective of this paper is to analyze the relationship between large-scale evaluation and school management in some schools of the Cascavel / Paraná Municipal Public School. The methodology is qualitative and the primary sources are: Pedagogical Political Project of the Schools, School Management Plan and School Contraturnal Projects; interviews with principals and pedagogical coordinators. As secondary sources, we use references such asAfonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), among others. One of the trends identified in the research is the search of schools to achieve, maintain and expand the results announced by the Basic Education Development Index, from the perspective of the managerial perspective, while announcing in their documents their intentions for democratic management and evaluation diagnosis.
Downloads
References
ANDERSON, P. In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BATISTA, P.N. O consenso de Washington: A visão neoliberal dos problemas latino-americanos. 2. ed. São Paulo: Peres, 1994. 55 p.
BRASIL. Ideb. INEP/MEC, 2020. Disponível em:
_______. Saeb. Brasília, Inep/MEC, 2020. Disponível em:
_______. Avaliação Nacional da Alfabetização. Brasília, Jul.2013. Disponível em:
_______.Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar 2013.Disponível em:
_______. MARE. Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: DF, 1995.Disponível em:
CÁRIA, N.P; OLIVERIA, S.M.S.S. Avaliação em larga escala e a gestão da qualidade da educação. Revista de Ciências humanas – Educação, v. 16, n. 26, p.22-40, jul. 2015.
CASCAVEL. Currículo para a rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Volume II, Cascavel- PR: Ed. Progressiva, 2008.
COTTA, T.C. Avaliação educacional e políticas públicas: a experiência do sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Revista do Serviço Público, nº4, Ano 52, p. 89- 111, dez.2010.
FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPED, jan/abr. 2011, v. 16 n.46.
HYPOLITO, A.M. Políticas Curriculares, Estado e Regulação. Educação e Sociedade,v.31, n.113, p. 1337-1354, dez.2010.
IANNI, Octavio. Globalização e Neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 2, n. 12, p.27-32, jan. 1998. Disponível em:
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 180 p.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. Atlas; São Paulo 2003.
MÉSZÁROS, I. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
PEIXOTO, J. A. As políticas de avaliação em larga escala no Brasil: desafios para a gestão escolar. 2014. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014. Disponível em:
RIBEIRO, M.P. Gestão escolar pública: refém do Ideb?.Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 99-112, jul./dez. 2016. Disponível em:http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/5899. Acesso em: 21 jul. 2017.
SANDRI, S.A relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro: em disputa a formação dos jovens e a gestão da escola pública. 2016. 252 f. Tese (Doutorado) – em Políticas Educacionais, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
SOUZA, A. R. Perfil da gestão escolar no Brasil. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
SAVIANI, D. (1991). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez / Autores Associados. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
VIGOTSKI, L S. Obras escogidas: fundamentos de defectología. Tomo V. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.
ZANARDINI, I. M; XAVIER, M.E.S.P. A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-moderna nas políticas de gestão escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p.263-284, jan./abr. 2015.
ZANARDINI, J.B. Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). 2008. 208 f. Tese (Doutorado) - em Educação, História e Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.