AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA E SEUS DESDOBRAMENTOS NA GESTÃO ESCOLAR: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE CASCAVEL/PR
Resumo
O principal objetivo deste artigo é analisar a relação entre a avaliação em larga escala e a gestão escolar em algumas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel/Paraná. A metodologia é qualitativa e as fontes primárias, são as seguintes: Projeto Político Pedagógico das Escolas, Plano de Gestão Escolar e Projetos de Contraturno Escolar; entrevistas com diretores e coordenadores pedagógicos. Como fontes secundárias, utilizamos referências como: Afonso (2000), Luckesi (2008), Sandri (2016), Souza (2006), Zanardini e Xavier (2015) e Zanardini (2008), entre outros. Uma das tendências identificadas na pesquisa, é a busca das escolas em atingir, manter e ampliar os resultados anunciados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, sob a ótica da perspectiva gerencial, sem deixar de anunciar nos seus documentos suas intenções pela gestão democrática e avaliação diagnóstica.
Downloads
Referências
ANDERSON, P. In SADER, Emir & GENTILI, Pablo (orgs.) Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-23.
BATISTA, P.N. O consenso de Washington: A visão neoliberal dos problemas latino-americanos. 2. ed. São Paulo: Peres, 1994. 55 p.
BRASIL. Ideb. INEP/MEC, 2020. Disponível em:
_______. Saeb. Brasília, Inep/MEC, 2020. Disponível em:
_______. Avaliação Nacional da Alfabetização. Brasília, Jul.2013. Disponível em:
_______.Prova Brasil: avaliação do rendimento escolar 2013.Disponível em:
_______. MARE. Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: DF, 1995.Disponível em:
CÁRIA, N.P; OLIVERIA, S.M.S.S. Avaliação em larga escala e a gestão da qualidade da educação. Revista de Ciências humanas – Educação, v. 16, n. 26, p.22-40, jul. 2015.
CASCAVEL. Currículo para a rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel: Ensino Fundamental - Anos Iniciais, Volume II, Cascavel- PR: Ed. Progressiva, 2008.
COTTA, T.C. Avaliação educacional e políticas públicas: a experiência do sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), Revista do Serviço Público, nº4, Ano 52, p. 89- 111, dez.2010.
FRIGOTTO, G. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, ANPED, jan/abr. 2011, v. 16 n.46.
HYPOLITO, A.M. Políticas Curriculares, Estado e Regulação. Educação e Sociedade,v.31, n.113, p. 1337-1354, dez.2010.
IANNI, Octavio. Globalização e Neoliberalismo. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 2, n. 12, p.27-32, jan. 1998. Disponível em:
LUCKESI, C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 180 p.
MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. Atlas; São Paulo 2003.
MÉSZÁROS, I. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
PEIXOTO, J. A. As políticas de avaliação em larga escala no Brasil: desafios para a gestão escolar. 2014. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2014. Disponível em:
RIBEIRO, M.P. Gestão escolar pública: refém do Ideb?.Dialogia, São Paulo, n. 24, p. 99-112, jul./dez. 2016. Disponível em:http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/view/5899. Acesso em: 21 jul. 2017.
SANDRI, S.A relação público-privado no contexto do ensino médio brasileiro: em disputa a formação dos jovens e a gestão da escola pública. 2016. 252 f. Tese (Doutorado) – em Políticas Educacionais, Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
SOUZA, A. R. Perfil da gestão escolar no Brasil. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
SAVIANI, D. (1991). Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez / Autores Associados. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).
VIGOTSKI, L S. Obras escogidas: fundamentos de defectología. Tomo V. Habana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.
ZANARDINI, I. M; XAVIER, M.E.S.P. A virada para o século XXI e os desdobramentos das concepções pós-moderna nas políticas de gestão escolar. Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p.263-284, jan./abr. 2015.
ZANARDINI, J.B. Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). 2008. 208 f. Tese (Doutorado) - em Educação, História e Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.