JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA NA PLATAFORMA EDUCAPES E BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (2009-2019)
Résumé
O trabalho em questão teve como objetivo analisar os produtos tecnológicos educacionais e as produções acadêmicas produzidas sobre a seguinte temática: jogo didático no ensino de Biologia na plataforma eduCAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Desse modo, foram analisados 08 trabalhos acadêmicos para a formação do corpus desta pesquisa. Diante dos resultados, percebeu-se que as distribuições das produções sobre a temática estão sendo disseminadas com maior frequência, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Diante dos fatos, diversos conteúdos foram abordados nas pesquisas analisadas como: Microbiologia, Biologia Celular, Embriologia, Genética entre outros conteúdos pertencentes à área da Biologia. Em relação ao nível de ensino, as pesquisas apontam que os trabalhos acadêmicos estão direcionados principalmente para o nível Médio.
Téléchargements
Références
DORNFELD, C. B; MALTONI, L. R. A Feira de Ciências como auxílio para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. Rev. Eletrônica de Educação. v. 5, n. 2, nov. p.43. 2011.
FROTA, P. R. O. Feiras multidisciplinares e o ensino de ciências. Revista Electrónica de Investigación y Docencia. vol. 24, n.2. Santa Catarina, p.110. 2011.
KAMI, M. T. M ; LAROCCA, L. M; et al. Trabalho no consultório na rua: uso do software IRAMUTEQ no apoio à pesquisa qualitativa. Escola annanery, v. 20, p. 04, 2016.
LIMA, G; ROCHA. L; LOPES. G. Aplicação de jogos didáticos no ensino de genética. In: IV FIPED Fórum internacional de Pedagogia, Campina Grande/PB. Anais eletrônicos. p.10, 2012. Disponível em:
LONGO, V.C.C. Vamos Jogar? Jogos como Recursos Didáticos no Ensino de Ciências e Biologia, p. 132. 2012. Disponível em: < publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/textosfcc/article/view/5561/3597>. Acesso em: 19 ago. 2019.
MARTINS, I. C. P; BRAGA, P. E. T. Jogo didático como estratégia para o ensino de divisão celular. Rev. Essentia. v. 16, n. 2. Sobral p. 16, jan/jun. 2015
NICOLA, J. A; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp, São Paulo, v. 2, n. 1, p.375, 2016.
NILES, R. P. J; SOCHA, K. A importância das atividades lúdicas na educação infantil. Ágora: R. Divulg. Cient., v. 19, n. 1, p. 84, jan./jun. 2014.
PEDROSO, C. V.. Jogos Didáticos no Ensino de Biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático. In: IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, 2009, Curitiba/PR. Anais do IX Congresso Nacional de Educação e III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba: Champagnat, p. 09, 2009.
PFIFFER, C. S.; BAIER, M. Jogos para o estudo da matemática no ensino fundamental. Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 20, n. 1, p.14, 2014.
ROCHA, D. F, RODRIGUES, M.S. Jogo didático como facilitador para o ensino de Biologia no ensino médio. Revista CIPPUS – UNILASALLE Canoas/RS ISSN: 2238-9032 v. 8 n. 2, p.02 novembro/2018.
ROSETTO, M. Biblioteca digital: cenário e perspectivas. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (Impresso), v. 4, p. 22, 2008.
SANTOS, J. W. R. et al. Bioquiz: jogo eletrônico de biologia para o ensino médio. Revista UFG – Ano XV n.16. p. 15 jun. 2015.
SOUZA, S. C; DOURADO, L. Aprendizagem baseada em problemas (abp): um método de aprendizagem inovador para o ensino educativo. Revista HOLOS, ano 31, vol. 5, p. 187. 2015.
SILVA, K. J. F.; RODRIGUES, A. M. ; BEZERRA, M. A. et al . A utilização de jogos didáticos no Ensino de Biologia: uma revisão de literatura. Educere et educare (versão eletrônica), v. 12, p. 12, 2017.
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 11 (2), p. 03, 2012.
VASCONCELLOS, I. L. B.et al. Repositórios educacionais: uma análise da usabilidade do eduCAPES. Renote. Revista novas tecnologias na educação, v. 16, p. 09, 2018.
VILAÇA, M. L. C. O material didático no ensino de língua estrangeira: definições, modalidades e papéis. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. XXX, p.04, 2009.
Copyright (c) 2021 Teoria e Prática da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.