AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS UTILIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Abstract

The objective is to describe how Virtual Social Networks (VSN) are used to teach, in Basic Education, biological contents linked to the concepts of Physiology. A Systematic Literature Review (SLR) was developed with questions and search strings based on Teaching, Biology, Physiology, Social Networks, and Instagram on Google Scholar, CAPES Periodicals, and CAPES Thesis Bank. Of the 10 works found, only 8 were used in the research, considering the inclusion and exclusion criteria determined. The results obtained showed that the RSVs used vary between Instagram, Facebook, WhatsApp, and Blog. Teachers use them to develop works with greater student participation, promoting dissemination, discussion, and collaboration between groups. The results will serve as a basis for further studies with data collection in an applied research situation in the practice of teaching and learning.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) - Avaliação de Softwares Educativos e Aplicáveis à Educação, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) - Avaliação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Docente e pesquisador nas áreas de Tecnodocência, Gamificação, Desenvolvimento de Games e Filosofia da Tecnologia.

Lucas Vinícius Bezerra Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará.

References

ALMEIDA, I.; CARVALHO, L.J.; GUIMARAES, C.R.P. Recursos midiáticos no Ensino de Ciências e Biologia. Scientia Plena, v. 12, n. 11, p. 1-10, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2016.11277. Acesso em: 09 abr. 2022.
ALMEIDA, M. da C. de; CARVALHO, E. de A.; MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo, Editora: Cortez, 2002.
ANDERSON, H. A. H. Uma perspectiva colaborativa sobre ensino e aprendizado: a criação de comunidades de aprendizado criativo. Nova Perspectiva Sistêmica, v. 20, n. 41, p. 35-53, 2011.
BORGES, G. A.; LIMA, C. O. C.; GRANJEIRO, E. A.; SARINHO, V. T., BITTENCOURT, R. A. Um jogo digital educacional de tabuleiro na área de fisiologia humana. In: PROCEEDINGS OF SBGAMES. 2016, São Paulo. Anais eletrônicos [...] São Paulo, 2016, p. 412-420, Disponível: http://www.sbgames.org/sbgames2016/downloads/anais/157346.pdf
CASSIANO, C. N.; LIMA, L. C.; ZUPPANI, T. S. A eficiência das redes sociais em processos de recrutamento organizacional. Revista Navus, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 52-67, 2016.
HU, Y.; MANIKONDA, L.; KAMBHAMPATI, S. What We Instagram: A First Analysis of Instagram Photo Content and User Types. In: INTERNATIONAL AAAI CONFERENCE ON WEBLOGS AND SOCIAL MEDIA. 8., 2014, Califórnia, Anais eletrônicos, p. 595-598, Disponível em: https://www.aaai.org/ocs/index.php/ICWSM/ICWSM14/paper/view/8118.
JESUS, F. C.; KISTEMACHER, D. Redes Sociais Virtuais e Ensino de Biologia: Experiências e práticas pedagógicas em Codó/Ma. Pesquisa em Foco, v. 25, n. 1, p.141-159, 2020.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.
LACERDA, F. C. B.; SANTOS, L. M. Integralidade na formação do ensino superior: metodologias ativas de aprendizagem. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, s/n, p. 611-627, 2018.
LARA, M. V.; BORGES, S.; WELTER, M.; CARPES, P. B. M. Objetos de aprendizagem como coadjuvantes do processo de ensino-aprendizagem de Fisiologia Humana. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 1, p. 34-47, 2014.
MALIZIA, B; DAMASCENO, F. O ensino de ciências e biologia nas redes sociais: o facebook como plataforma virtual para debates científicos nos ensinos fundamental e médio. Revista do Seminário Mídias e Educação, s/v, n.1, p.1-3, 2015. Disponível em: http://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao/article/view/538. Acesso em: 10 abr. 2022.
MATOS, E. L.M.; SCHRAINER, J. C. R. Redes Sociais: um caminho para a inclusão digital. Ciência da Informação, v. 43, n. 2, p. 298-309, 2014.
MOTA, L. B.; ZANOTTI, R. F. Tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas ao ensino de biologia. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 6, p. 64341-64353, 2021.
POSSATO, A. R. Formação de Conceitos Químicos Mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação: Uma Proposta para o Ensino de Soluções Utilizando o Facebook. Dissertação (Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico). Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Santo Ângelo-RS, 2014.
PRETTO, N. L; SILVEIRA, S. A. Além das redes de colaboração: internet diversidade cultural e tecnologias do poder. Salvador: Editora EDUFBA, 2008. Disponível em: https://books.scielo.org/id/22qtc. Acesso em: 15 jan. 2022.
QUINCOZES, M. H. G. TIC e sala de aula: uma investigação sobre o uso das redes sociais no ensino de ciências. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Departamento de Tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à educação). Universidade de Santa Maria, Restinga Seca, 2018.
RIBEIRO, D. H. de M. Uso de recursos digitais no ensino de fisiologia humana: ferramentas para consolidação do conteúdo. 2019. Dissertação (Departamento de Ciências Biológicas). Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
RIBEIRO, R.A.; SANTOS, R. S. O processo de formação de professores de Biologia e a interferência das tecnologias e mídias no ensino de Genética e Biologia Molecular. Scire Salutis, v. 3, n. 1, p. 49-61, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.6008/ESS2236-9600.2013.001.0005. Acesso em: 05 abr. 2022.
ROCHA, M. A. C. A integração das tecnologias digitais na docência: a inclusão da interdisciplinaridade nas aulas de biologia. Trabalho de conclusão de curso (Departamento de Ciências Biológicas). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
SANTOS, M. L. B.; LEITE, Á. E. Contribuições das redes sociais da internet para o ensino de ciências. Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, p.7-10, 2020.
SANTOS, R. A.; CAMPOS, T. C. S. Redes Sociais na Educação: uso do Facebook no estudo de trigonometria no triângulo retângulo. Revista Memorias de la Octava Conferencia Iberoamericana de Complejidad, Informática y Cibernética, p. 120-125, 2018. Disponível em: http://bd.centro.iff.edu.br/xmlui/handle/123456789/73.
SILVERTHORN, D. Fisiologia Humana: Uma Abordagem Integrada, 7. ed, Porto Alegre: Artmed, 2017.
SOARES, B. M.; SOUZA, J. S.; SCHEID, N. M. J. A contribuição das redes sociais para o ensino de biologia. Tecné, Episteme y Didaxis, Bogotá, n. Extraordin, s/v, p.1-8, 2018. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8911/6691. Acesso em: 19 jan. 2022.
SOUZA, D. G.; MIRANDA, J. C.; COELHO, L. M. Redes Sociais e o Ensino de Biologia. Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação, v. 5, n. 2, p. 2-17, 2020.
TEIXEIRA, L.C.; HENZ, G.L.; STROHSCHOEN, A.A.G. O ambiente virtual de aprendizagem auxiliando no ensino de genética na educação básica. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v.9, s/n, p.590-606, 2018. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/672/pdf. Acesso em: 02 fev. 2022.
TORREZAN, C. A. W. Design Pedagógico de Materiais Educacionais Digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n. 3, p. 1-7, 2008. Disponível: https://doi.org/10.22456/1679-1916.13569. Acesso em: 05 fev. 2022.
Published
2022-12-21
How to Cite
de Lima, L., Loureiro, R. C., & Bezerra Queiroz, L. V. (2022). AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS UTILIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 99-120. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63333
Section
Articles