AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS UTILIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Résumé

O objetivo é descrever como as Redes Sociais Virtuais (RSVs) são utilizadas para ensinar, na Educação Básica, conteúdos biológicos vinculados aos conceitos da Fisiologia. Desenvolveu-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com questões e strings de busca pautadas nos termos Ensino, Biologia, Fisiologia, Redes Sociais e Instagram nas plataformas Google Scholar, Periódicos CAPES e Banco de Teses CAPES. Dos 10 trabalhos encontrados, apenas 8 foram utilizados na pesquisa, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão determinados. Os resultados obtidos demonstraram que as RSVs utilizadas variam entre Instagram, Facebook, WhatsApp e Blog. Os professores as utilizam para o desenvolvimento de trabalhos com maior participação dos alunos, promovendo divulgação, discussão e colaboração entre grupos. Os resultados servirão de base para aprofundamento dos estudos com coleta de dados em situação de pesquisa aplicada na prática de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Rede Social. Biologia.

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Bibliographies de l'auteur

Robson Carlos Loureiro, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1998) - Avaliação de Softwares Educativos e Aplicáveis à Educação, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) - Avaliação de Comunidades Virtuais de Aprendizagem. Docente e pesquisador nas áreas de Tecnodocência, Gamificação, Desenvolvimento de Games e Filosofia da Tecnologia.

Lucas Vinícius Bezerra Queiroz, Universidade Federal do Ceará

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará.

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Publiée
2022-12-21
Comment citer
de Lima, L., Loureiro, R. C., & Bezerra Queiroz, L. V. (2022). AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS UTILIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA. Teoria E Prática Da Educação, 25(3), 99-120. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i3.63333
Rubrique
Artigos