AS REDES SOCIAIS VIRTUAIS UTILIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO DE BIOLOGIA
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
Résumé
O objetivo é descrever como as Redes Sociais Virtuais (RSVs) são utilizadas para ensinar, na Educação Básica, conteúdos biológicos vinculados aos conceitos da Fisiologia. Desenvolveu-se uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL), com questões e strings de busca pautadas nos termos Ensino, Biologia, Fisiologia, Redes Sociais e Instagram nas plataformas Google Scholar, Periódicos CAPES e Banco de Teses CAPES. Dos 10 trabalhos encontrados, apenas 8 foram utilizados na pesquisa, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão determinados. Os resultados obtidos demonstraram que as RSVs utilizadas variam entre Instagram, Facebook, WhatsApp e Blog. Os professores as utilizam para o desenvolvimento de trabalhos com maior participação dos alunos, promovendo divulgação, discussão e colaboração entre grupos. Os resultados servirão de base para aprofundamento dos estudos com coleta de dados em situação de pesquisa aplicada na prática de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Rede Social. Biologia.
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