REPENSANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL: O TEMPO E O ESPAÇO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais
  • Luka de Carvalho Gusmão Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumen

Nesse trabalho temos como objetivo analisar os conceitos de educação integral, tempo e espaço, no âmbito das escolas de tempo integral, procurando construir um aparato teórico que possibilite uma educação emancipatória e transformadora. Para tanto empreendemos uma análise histórica da constituição destes conceitos, recorrendo a estudos já levados a efeito na área. Identificamos três diferentes sentidos para o conceito de educação integral, sentidos esses que correspondem respectivamente a três correntes políticas e ideológicas: conservadorismo, liberalismo e socialismo. No que diz respeito às categorias tempo e espaço julgamos avançar de uma concepção determinista para outra que se apoia na ideia do devir histórico-social.

 

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
2017-04-28
Cómo citar
Oliveira, C. E. de A., & Gusmão, L. de C. (2017). REPENSANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL: O TEMPO E O ESPAÇO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. Teoria E Prática Da Educação, 19(2), 31-43. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i2.36886
Sección
Artigos