REPENSANDO A EDUCAÇÃO INTEGRAL: O TEMPO E O ESPAÇO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL
Résumé
Nesse trabalho temos como objetivo analisar os conceitos de educação integral, tempo e espaço, no âmbito das escolas de tempo integral, procurando construir um aparato teórico que possibilite uma educação emancipatória e transformadora. Para tanto empreendemos uma análise histórica da constituição destes conceitos, recorrendo a estudos já levados a efeito na área. Identificamos três diferentes sentidos para o conceito de educação integral, sentidos esses que correspondem respectivamente a três correntes políticas e ideológicas: conservadorismo, liberalismo e socialismo. No que diz respeito às categorias tempo e espaço julgamos avançar de uma concepção determinista para outra que se apoia na ideia do devir histórico-social.
Téléchargements
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.