O CIRCO QUÍMICO:

DA EMPATIA A REAÇÕES QUÍMICAS

Palavras-chave: Ensino de Química, Artes Circenses, Metodologias Ativas

Resumo

A química está presente em diversos lugares, mesmo sem ter uma clara visão dela, é possível encontrá-la até mesmo em um picadeiro durante o espetáculo circense. O Circo Químico possuiu como objetivo desmitificar e difundir o olhar científico para a comunidade local durante o espetáculo, como também trabalhar aprendizagens cognitivos, sociais e afetivos com os alunos através da aprendizagem baseada em problemas, uma metodologia ativa. O projeto foi desenvolvido em um clube de química de uma escola estadual no interior de Minas Gerais. Para desenvolvimento do trabalho optou-se por uma investigação qualitativa. Portanto, a arte circense foi um subsunçor de aprendizagens significativas, temas transversais e desmitificação da química.

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Biografia do Autor

Caio César Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Espírito Santo

Natural de Mantena-MG, concluiu a licenciado em Química pelo CEUNES/UFES em 2018. Entre setembro/2016 –julho/2017 realizou graduação Sanduiche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Durante a graduação foi bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr).
Desde de 2018 é professor efetivo de Química da Educação Básica Mantena-MG. E atualmente é aluno do Programa de Mestrado de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) do CEUNES.

Gilmene Bianco, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Quimica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente, professora associada da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polímeros e Ensino de Química.

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Publicado
2022-05-24
Como Citar
Rodrigues de Freitas, C. C., & Bianco, G. (2022). O CIRCO QUÍMICO: . Teoria E Prática Da Educação, 25(1), 42-60. https://doi.org/10.4025/tpe.v25i1.59480
Seção
Artigos