A educação para a fraternidade nas Escolas Waldorf: um estudo de caso

Palabras clave: Fraternidad económica, Pedagogía Waldorf, Altruismo

Resumen

El objetivo de este estudio fue investigar si la pedagogía Waldorf favorecía el comportamiento socioeconómico fraterno entre los egresados de dos escuelas Waldorf brasileñas de Minas Gerais y São Paulo. Para ello, se recogieron datos primarios mediante un cuestionario con informaciones que sirvieron como proxies de indicadores de fraternidad económica, en un proceso de muestreo por accesibilidad. Los resultados no permitieron confirmar la hipótesis central, ya que el análisis descriptivo de los datos indicó que puede existir una brecha entre la intención y la acción social en este grupo; que la fraternidad de este grupo es débil cuando se trata de elecciones que involucran procesos colectivos; y que el comportamiento político y social de este grupo probablemente compromete la institución de la fraternidad económica. Sin embargo, las estimaciones del modelo econométrico indicaron que, en el grupo estudiado, las mujeres son más propensas a mostrar un comportamiento fraternal.

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Biografía del autor/a

Silvinha Vasconcelos, UFJF/Professora

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1990), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (2001). Trabalhou no Departamento de Economia e Administração da Universidade Federal de Rio Grande (RS) de 1994 a 2006 e atualmente é Professora Titular da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando inclusive no Programa de Pós Graduação em Economia, como Professora desde 2007 e Coordenadora de 2011 a 2015. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, e realiza pesquisas voltadas para o estudo da defesa da concorrência e teoria dos jogos aplicada à análise da natureza da competição em mercados selecionados. Atualmente coordena projeto de extensão de natureza multidisciplinar (ANTHROPOS), com ênfase em estudos e práticas voltadas para o desenvolvimento humano na academia e comunidade civil. Atua também levando Economia para o Ensino Médio em projeto de extensão de Economia e Arte. Faz parte do Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Economia da UFJF, da Comissão de Acompanhamento Discente e da Comissão de Planejamento Estratégico do Programa de Pôs Graduação em Economia.

Jonas Bach Jr., Departamento de Educação - UFTM

Pós-Doutorando no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (Ribeirão Preto), no Programa Pesquisador Colaborar, com projeto sobre Fenomenologia e Música. Professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), atuante na área de Psicologia e Filosofia da Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. Pós-Doutor pela Unicamp com o projeto Educação em Steiner e a Fenomenologia de Goethe, com bolsa PNDP/Capes. Líder do grupo de pesquisa no CNPq: A proposta pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea. Foi Professor Participante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, onde lecionou Antropologia Filosófica e Educação, Tópicos Especiais em Filosofia da Educação. Doutor em Educação na UFPR, com bolsa sanduíche do programa Capes/DAAD com estágio na Alanus Hochschule (Alemanha). O campo de pesquisa principal aborda a educação em suas dimensões epistemológicas e psicológicas, com base na inter/transdisciplinaridade da fenomenologia de Goethe e de Rudolf Steiner. No mestrado em educação (UFPR), dissertou sobre a fundamentação holística da educação ecológica na Pedagogia Waldorf. É licenciado em Filosofia e bacharel em Comunicação Social (jornalismo).

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Faculdade Rudolf Steiner

Doutora em Letras, na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, pela Universidade de São Paulo, com a tese Entre a magia da voz e a artesania da letra: o sagrado em Manoel de Barros e Mia Couto (2007); pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal, com a pesquisa Cartografias de África em António Lobo Antunes (2018); Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo, com a Dissertação No vaivém da lançadeira: o retorno do sagrado na literatura infantil/juvenil de língua portuguesa (2000). Bacharel em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1989), com Licenciatura Plena em Português-Inglês e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992). Coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner; docente da graduação em Pedagogia e da pós-graduação na mesma instituição (FRS). Possui mais de 30 anos de experiência na Educação, em seus vários níveis - fundamental, médio e superior -, tendo também experiência em gestão de cursos superiores. Seus principais campos de trabalho e de investigação estão na área de Letras, no âmbito dos Estudos Comparados de Literatura. É líder do grupo de Pesquisa: Arte, Cultura e Imaginário, certificado pelo CNPq, pesquisadora do grupo Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado à Universidade de São Paulo e do grupo A proposta Pedagógica de Rudolf Steiner: contribuições para a educação contemporânea, vinculado à UFTM-FRS. Sua pesquisa concentra-se nos seguintes temas: sagrado, imaginário, cultura, literatura e suas interfaces com outras artes e linguagens, educação, interdisciplinaridade. É coautora do livro A literatura e o imaginário: diálogos transversais (2017) e tem produzido variados artigos para periódicos científicos nacionais e internacionais. Desde 2019, participa da diretoria do Instituto Maiana, uma entidade não governamental voltada a favorecer o desenvolvimento humano por meio de programas de ampliação pedagógica e social, atendendo, de forma direta e/ou indireta, grupos em situação de vulnerabilidade em suas demandas nas diferentes fases da vida.

Citas

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Publicado
2025-09-16
Cómo citar
Vasconcelos, S., Bach Jr., J., Fontana Baseio, M. A., & Pereira Rodrigues, R. P. (2025). A educação para a fraternidade nas Escolas Waldorf: um estudo de caso. Teoria E Prática Da Educação, 28(1), e75574. https://doi.org/10.4025/tpe.v28i1.75574