As concepções de professor e suas influências para o processo de formação docente: uma análise crítica sobre as teorias
Resumen
Este artigo de revisão bibliográfica apresenta uma reflexão sobre as concepções de professor, buscando
extrair delas seus conceitos e características. Entendemos que o professor, no atual contexto, continua sendo
compreendido como alvo de intervenção por parte do campo político e acadêmico para a concretização de
projetos de educação e de sociedade. Neste cenário, há disputas entre diferentes concepções, que se
entrecruzam com o propósito de orientar as práticas e as deliberações destinadas à formação docente. Em
meio a este processo, como parte estratégica das organizações políticas de cunho neoliberal, tem sido cada
vez mais difícil diferenciar, categorizar e compreender as diferentes concepções de professor e os sentidos
que estas carregam sobre a educação, a sociedade e o “ser” professor. Por essa razão, torna-se cada vez mais
necessário que os professores compreendam melhor, pela historicidade, as concepções que hoje buscam
orientar suas formações, com o intuíto de valorizar o exercício da crítica como caminho necessário para
desvelar as possíveis armadilhas discursivas, tornando o professor necessariamente mais intelectualizado e
capaz de construir práticas educativas mais significativas, criativas e emancipadoras.
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