As concepções de professor e suas influências para o processo de formação docente: uma análise crítica sobre as teorias

  • Rodrigo Roncato Marques Anes Universidade Estadual de Goiás

Résumé

Este artigo de revisão bibliográfica apresenta uma reflexão sobre as concepções de professor, buscando
extrair delas seus conceitos e características. Entendemos que o professor, no atual contexto, continua sendo
compreendido como alvo de intervenção por parte do campo político e acadêmico para a concretização de
projetos de educação e de sociedade. Neste cenário, há disputas entre diferentes concepções, que se
entrecruzam com o propósito de orientar as práticas e as deliberações destinadas à formação docente. Em
meio a este processo, como parte estratégica das organizações políticas de cunho neoliberal, tem sido cada
vez mais difícil diferenciar, categorizar e compreender as diferentes concepções de professor e os sentidos
que estas carregam sobre a educação, a sociedade e o “ser” professor. Por essa razão, torna-se cada vez mais
necessário que os professores compreendam melhor, pela historicidade, as concepções que hoje buscam
orientar suas formações, com o intuíto de valorizar o exercício da crítica como caminho necessário para
desvelar as possíveis armadilhas discursivas, tornando o professor necessariamente mais intelectualizado e
capaz de construir práticas educativas mais significativas, criativas e emancipadoras.

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Biographie de l'auteur

Rodrigo Roncato Marques Anes, Universidade Estadual de Goiás
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás-ESEFFEGO (2006), Especialização em Docência Universitária (2009), Mestrado em Educação - Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor efetivo do curso de Educação Física da Universidade Estadual de Goiás - ESEFFEGO. É membro da secretaria estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Pesquisador da REDECENTRO - Rede de Pesquisadores sobre Professor da Região Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Formação de Professores, Currículo, Esporte, Lazer e Políticas Públicas.
Publiée
2013-09-01
Comment citer
Anes, R. R. M. (2013). As concepções de professor e suas influências para o processo de formação docente: uma análise crítica sobre as teorias. Teoria E Prática Da Educação, 16(3), 91-104. https://doi.org/10.4025/tpe.v16i3.18752
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Artigos