POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR
Resumo
Este artigo discorre sobre políticas de acesso e permanência no ensino superior, especificamente envolvendo a trajetória de estudantes surdos matriculados na Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os anos de 2002 e 2015. Mais notadamente a partir dos anos 2000, a formulação e implementação das políticas educacionais de inclusão escolar repercutiu para um aumento significativo no ingresso de estudantes surdos no ensino superior no Brasil, contrapondo-se à exclusão histórica demarcada em décadas anteriores. Os dados analisados mostram visível crescimento numérico, mas obscurecem as diferenças nas políticas requeridas para surdos bilíngues e pessoas com perdas auditivas que não requerem mudanças na situação linguística da instituição, mas apenas recursos técnicos, tecnológicos e/ou metodológicos para seu processo de inclusão escolar. Concluímos quena UFPR a institucionalização da política de educação bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) foi oportunizada pela presença dos primeiros estudantes surdos que se utilizam da Libras como primeira língua, nos cursos de graduação em Letras Libras e na pós-graduação. A importância dos dispositivos legais nos âmbitos governamental e institucional, o trabalho dos núcleos de apoio a pessoas com necessidades especiais nas universidades,a pressão dos movimentos surdos na formulação de políticas, o trabalho dos tradutores intérpretes de Libras e profissionais bilíngues, em conjunto com o protagonismo dos estudantes surdos no planejamento e execução de ações que os contemplam, são alguns dos aspectos evidenciados neste trabalho como pilares do processo de inclusão.
Downloads
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.