POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR

  • Laura Ceretta Moreira Universidade Federal do Paraná
  • Noemi Nascimento Ansay Universidade Estadual do Paraná
  • Sueli Fátima Fernandes Universidade Federal do Paraná

Resumen

Este artigo discorre sobre políticas de acesso e permanência no ensino superior, especificamente envolvendo a trajetória de estudantes surdos matriculados na Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os anos de 2002 e 2015. Mais notadamente a partir dos anos 2000, a formulação e implementação das políticas educacionais de inclusão escolar repercutiu para um aumento significativo no ingresso de estudantes surdos no ensino superior no Brasil, contrapondo-se à exclusão histórica demarcada em décadas anteriores. Os dados analisados mostram visível crescimento numérico, mas obscurecem as diferenças nas políticas requeridas para surdos bilíngues e pessoas com perdas auditivas que não requerem mudanças na situação linguística da instituição, mas apenas recursos técnicos, tecnológicos e/ou metodológicos para seu processo de inclusão escolar. Concluímos quena UFPR a institucionalização da política de educação bilíngue (Libras e Língua Portuguesa) foi oportunizada pela presença dos primeiros estudantes surdos que se utilizam da Libras como primeira língua, nos cursos de graduação em Letras Libras e na pós-graduação. A importância dos dispositivos legais nos âmbitos governamental e institucional, o trabalho dos núcleos de apoio a pessoas com necessidades especiais nas universidades,a pressão dos movimentos surdos na formulação de políticas, o trabalho dos tradutores intérpretes de Libras e profissionais bilíngues, em conjunto com o protagonismo dos estudantes surdos no planejamento e execução de ações que os contemplam, são alguns dos aspectos evidenciados neste trabalho como pilares do processo de inclusão.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Laura Ceretta Moreira, Universidade Federal do Paraná
Possui Licenciatura em Educação Especial pela UFSM e em Pedagogia pela FIC- Santa Maria/RS. Mestrado em Educação pela UFSM e Doutorado em Educação pela USP. É professora associada da UFPR, no Setor de Educação e no Programa de Pós-Graduação e Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política e Planejamento Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: inclusão educacional, educação especial, ensino superior, acessibilidade e necessidades educacionais especiais. Atualmente coordena a CEPIGRAD ( Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras da Graduação) e o NAPNE ( Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais) na UFPR.
Noemi Nascimento Ansay, Universidade Estadual do Paraná
Possui graduação em Bacharelado de Musicoterapia pela Faculdade de Artes do Paraná; pós-graduação em Psicopedagogia pela Universidade Tuiuti; Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Educação pela UFPR  no Programa de Pós-graduação em Educação na linha de pesquisa de Políticas Educacionais. Atualmente é professora assistente, nível B da Faculdade de Artes do Paraná - FAP na qual é responsável pelas disciplinas de Musicoterapia no Ensino Especial e Regular e Pedagogias Musicais, supervisão e orientação de estágios e orientação de trabalhos de conclusão de curso e do Programa de Iniciação Científica. Faz parte do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Musicoterapia - NEPIM-CNPq.Faz parte da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Musicoterapia ( 2010-2015). Mediadora do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI). Tem experiência na área de Musicoterapia, Psicopedagogia e Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Escritora dos livros: Ciranda das Letras: a poética do alfabeto ( acessibilidade em LIBRAS) e Portas Abertas.
Sueli Fátima Fernandes, Universidade Federal do Paraná
Doutora em Letras/Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2003); Mestre em Linguística pela Universidade Federal do Paraná (1998); Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Paraná (1992); Graduada em Letras Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1988). Professora do Setor Ciências Humanas da UFPR e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR - Linha de Pesquisa: Políticas educacionais. Coordenadora do Curso de Graduação em Letras Libras (UFPR). Pesquisadora na área de Educação Especial, Educação Bilíngue para Surdos e Letramento/Ensino de português como segunda língua para surdos. Autora de livros na área da educação especial e educação de surdos
Publicado
2016-09-15
Cómo citar
Moreira, L. C., Ansay, N. N., & Fernandes, S. F. (2016). POLÍTICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA PARA ESTUDANTES SURDOS AO ENSINO SUPERIOR. Teoria E Prática Da Educação, 19(1), 49-60. https://doi.org/10.4025/tpe.v19i1.31802
Sección
Artigos