A CONSTITUIÇÃO DO “SER AUTISTA” NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM ESCOLAS COMUNS: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Résumé
O objetivo principal desta investigação, do tipo bibliográfica, foi investigar quais aspectos são destacados em pesquisas brasileiras acerca do ensino de Matemática para autistas. Como critério de seleção, optamos por artigos de periódicos científicos e dissertações de Mestrado. Os periódicos deveriam ser brasileiros, com publicações do tipo online nos períodos entre 2008 a 2019 e cujos títulos abarcassem as palavras “ensino”, “educação” e/ou “Matemática”. A busca resultou em 102 periódicos encontrados. Para a busca pelos artigos nos periódicos, o critério foi de textos também nacionais e que contivessem em seu título e/ou resumo as palavras-chave “autismo” e “autista”, totalizando 158 artigos, dos quais sete foram selecionados por estarem voltados especificamente para publicações acerca do ensino de Matemática para estudantes autistas. Para o critério de seleção em dissertações, buscaram-se as publicadas no período de 2009 a 2019 e com as palavras “autista” e “matemática” no título. Após a leitura dos mesmos e considerando o objetivo geral de cada pesquisa, foram geradas as seguintes unidades de análises: os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para/por estudantes com autismo; práticas inclusivas nas aulas de Matemática para estudantes com autismo; recursos didático/pedagógicos para o ensino de Matemática para estudantes com autismo; interação social em ambientes de ensino com estudantes autistas.
Téléchargements
Références
BRASIL. Decreto nº 7.611 de 17 de Novembro de 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.265, de 12 de fevereiro de 1996. Disponível em: http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lei%209.265-1996?OpenDocument. Acesso em: 02 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, 2008a. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 06 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.861, de 18 de julho de 2019. Altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/734022613/lei-13861-19. Acesso em: 01 jan. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.977, de janeiro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/lei/L13977.htm. Acesso em: 12 jan. 2020.
BRASIL, Ministério da Educação – Secretaria de Educação Especial. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 28 mar. 2020.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 06 jan. 2020.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em: 06 jan. 2020.
CARGNIN, C.; FRIZZARINI, S. T.; DE AGUIAR, R. Trajetória de um estudante autista no Ensino Técnico em Informática. Ensino em Re-Vista, v. 25, n. 3, p. 790-809.2018.
CHEQUETTO, J. J.; GONÇALVES, A. F. S.. Possibilidades no Ensino de Matemática para um aluno com autismo. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 5, n. 02, 2015.
CORDEIRO, J. P.; RESENDE, A. C. B. de; THIENGO, E. R. A matemática e o mundo autístico de Sofia: uma discussão de numeralização a partir da Teoria das Ações Mentais por etapas. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 6, n. 10, 2017.
CUSTÓDIO, I. A.; DA COSTA LUVISON, C.; DE FREITAS, A. P. Modos de conceber, possibilidades de significar: trabalhando com geometria no contexto da inclusão escolar. Revista Eletrônica de Educação, v. 12, n. 1, p. 199-217, 2018.
DELABONA, S. C. A mediação do professor e a aprendizagem de geometria plana por aluno com transtorno do espectro autista (síndrome de Asperger) em um laboratório de matemática escolar. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica). Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, 2016.
DPESP. Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Cartilha Direitos das Pessoas com Autismo. 2011. Disponível em: https://www.revistaautismo.com.br/CartilhaDireitos.pdf. Acesso em: 02 jan. 2020.
FELDENS, M.G.F. Os propósitos da revisão de literatura e o desenvolvimento da pesquisa educacional. Ciência e Cultura. v. 33, n.9, p.1197-1199, 1981.
FLEIRA, R. C.; FERNANDES, S. H. A. A. Ensinando Seus Pares: a inclusão de um aluno autista nas aulas de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 33, n. 64, p. 811-831, 2019.
FRIZZARINI, F. T.; CARGNIN, C. O processo de inclusão e o autismo temático institucional. Educação Matemática Pesquisa, v. 21, n. 5, 2019.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MOURA, T. E. D.; BARBOSA, D. E. F. Trilhando caminhos para a Educação Matemática Inclusiva: uma breve revisão das pesquisas sobre autismo. III Cintedi. Campina Grande - PB. 2018.
POLO-BLANCO, I.; LÓPEZ, M. J. G.; CASTAÑEDA, A. B. Estudio Exploratorio sobre Estrategias e Errores de um Estudo com Transtorno do Espectro Automático no Resolver Problemas de Divisão Partitiva. Revista Brasileira de Educação Especial , v. 25, n. 2, p. 249-266, 2019.
RODRIGUES, S. R. de M. C.; DA COSTA MEDEIROS, L. E.; ALVES, A. C. Educação Matemática e Autismo: Análises de Práticas Docentes.
RODRIGUES, David. Dez ideias (mal) feitas sobre a Educação Inclusiva. Disponível em: http://www.ceeja.ufscar.br/dez_ideias_sobre_deficientes. Acesso em: 28. abr. 2020.
TAKINAGA, S. S. Transtorno do espectro autista: contribuições para a educação matemática na perspectiva da teoria da atividade. 2015. 126 f. 2015. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo–PUC, São Paulo.
SOUZA, A. C. de. O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista em anos iniciais de escolarização. 162 f. (Dissertação Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, MG, 2019.
VIANA, E. de A. Situações didáticas de ensino da Matemática: um estudo de caso de uma aluna com Transtorno do Espectro Autista. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, Rio Claro, 2017.
VIGOTSKI, L.S. Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia.
Organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Claudia da Costa Guimarães Santana. - 1. ed. - Rio de Janeiro: E-Papers, 2018.
Copyright (c) 2020 Teoria e Prática da Educação

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Teoria e Pratica da Educação o direito de primeira publicação
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados.