O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DAS CATEGORIAS DE TRABALHO EM MARX E PRÁXIS EM FREIRE

Résumé

A partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando-se da análise documental como método, a presente investigação buscou apreender as manifestações das concepções de trabalho e de práxis, presentes no currículo escolar do estado de São Paulo. A partir da articulação de Marx e Freire, foi possível desvelar valores e interesses presentes no documento que serve de fundamento para as práticas pedagógicas da rede de ensino estadual. Elementos que indicam uma formação para a subserviência e para a heteronomia estiveram presentes expressando o exercício de uma práxis domesticadora e inautêntica, que em nada se aproxima dos valores éticos e críticos que perspectivas educacionais humanizadoras reverberam.

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Gabriel Ribeiro Demartini, UFSCar Campus Sorocaba

Gabriel Ribeiro Demartini, doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED -So) - UFSCar. Rodovia João Leme dos Santos, SP-264 – Sorocaba –SP – BR. CEP: 18052-780. Diretor do Cemei José Marrara, Rua Abrahão João, 15, Jardim Bandeirantes, CEP: 13.562-150. São Carlos – SP. E-mail: grdemartini@yahoo.com.br

Cristiane Aparecida Madureira, UFSCar Campus Sorocaba

Cristiane Aparecida Madureira, integrante do grupo GPTeFE - UFSCar Campus Sorocaba, Rodovia João Leme dos Santos, SP-264 – Sorocaba –SP – BR. CEP: 18052-780. E-mail: Pcnpcrismadureira@gmail.com

Wander Pinto de Oliveira, UFSCar

Wander Pinto de Oliveira, integrante do grupo GPTeFE - UFSCar Campus Sorocaba, Rodovia João Leme dos Santos, SP-264 – Sorocaba –SP – BR. CEP: 18052-780. E-mail: wanderpoliveira@gmail.com

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Publiée
2021-12-17
Comment citer
Juliana Rezende Torres, Bertanha, A., Demartini, G. R., Madureira, C. A., & Pinto de Oliveira, W. (2021). O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO A PARTIR DAS CATEGORIAS DE TRABALHO EM MARX E PRÁXIS EM FREIRE. Teoria E Prática Da Educação, 24(3), 195-215. https://doi.org/10.4025/tpe.v24i3.59169
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